PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Celebridades gravam áudio-guias para museus e pontos turísticos


Imagine Scarlett Johannson te contando detalhes sobre o Central Park ou Jeremy Irons indicando os detalhes escondidos na Abadia de Westminster. Isso é possível. O site Budget Travel selecionou dez museus e pontos turísticos que contam com áudio-guias gravados por estrelas de todo o mundo, e conta também curiosidades sobre o processo criativo de cada ator e de que maneira cada um se envolveu com a missão. Três dos dez museus disponibilizam suas gravações para download.

1. Steve Buscemi: Penitenciária Eastern State, Filadélfia, Estados Unidos

Acredite ou não, a temporada em que Steve Buscemi esteve na penitenciária Eastern State — famosa por ser o destino de Al Capone depois de preso — para gravar o seu guia aconteceu sete anos antes de o ator ficar famoso no papel do mafioso Knucky Thompson, da série “Boardwalk Empire”, que conta justamente do período em que Al Capone liderou o contrabando de bebidas alcoólicas durante a Lei Seca americana. Como diretor de programação pública Sean Kelley diz, se Buscemi ofereceu para ajudar o museu quando acompanhava uma filmagem no Eastern State mais de uma década atrás. Agora que “Boardwalk Empire” se tornou um sucesso de audiência, a penitenciária — atualmente desativada — anuncia a turnê de Buscemi com destaque no panfleto impresso do museu, em seu website, e no próprio edifício.

2. Sarah Jessica Parker, Naomi Campbell, Shalom Harlow: Victoria and Albert Museum, Londres, Inglaterra

A exposição “Alexander McQueen: Savage beauty”, que fez enorme sucesso no museu Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova York, estreia no londrino Victoria and Albert Museum no dia 14 de março. A mostra, que celebra as roupas dramáticas e criativas do falecido estilista, conta com gravações da modelo Naomi Campbell e das atrizes Shalom Harlow e Sarah Jessica Parker. Sarah, eternizada como Carrie Bradshaw, da série “Sexy and the city”, revelou em sua gravação original como ficou receosa com o estilista durante a montagem das peças e dos acessórios da exposição, e também durante o baile de estreia da exposição no museu, em que os dois permaneceram tímidos um com o outro.

3. Clint Eastwood: Tacoma Art Museum, Washington, Estados Unidos

O novo American Western Art do Tacoma Art Museum conta com uma voz familiar. Com seu timbre grave, Clint Eastwood narra o imaginário clássico do oeste americano, como paisagens bucólicas, homens da montanha, animais do campo e cowboys. Imagens imortalizadas por pintores e escultores como Thomas Moran e Alexander Phimister Proctor, e também em obras contemporâneas de Georgia O’Keeffe.

4. Angélica Aragón: Museu Frida Kahlo, Cidade do México, México

Enquanto gravava o áudio-guia para o museu de Frida Kahlo, a famosa atriz mexicana Angélica Aragón comentou com o engenheiro de som que sua avó fazia parte do restrito círculo de amigos de Kahlo, sem que o museu soubesse disso. Aragón foi inicialmente contratada por conta de sua voz sofisticada, considerada perfeita para contar a história da artista mexicana.

5. Jeremy Irons: Westminster Abbey, Londres, Inglaterra

O vencedor do Oscar Jeremy Irons mostrou ser a pessoa ideal para narrar o áudio-guia da abadia de Westminster, principalmente por sua atuação como o Papa Alexandre VI na série “The Borgias”. Além da gravação do ator, os visitantes da igreja encontram outros atrativos, como os túmulos de Santo Eduardo, o Confessor, e dos escritores ingleses Charles Dickens e Geoffrey Chaucer, além dos claustros do lugar.

6. Dolly Parton: Country Music Hall of Fame, Nashville, Estados Unidos

Você esperaria algo menos do que a voz de Dolly Parton no museu do Country Music Hall of Fame? É possível ouvir a voz da cantora orientando cada visitante que caminha pela calçada da fama mais procurada da música country. Como Dolly diz em sua gravação: “Esta sala especial é redonda, para assegurar que cada membro da calçada da fama tenha um lugar de igual importância. As placas dos citados foram dispostas aleatoriamente em torno da sala. A regra só não vale para os mais novos membros, que são representados no quadro de pintura”. A tela que ela cita é de autoria do artista Thomas Hart Benton com figuras que vão desde cantores gospel até dançarinos de folk.

7. Scarlett Johannson, Anne Hathaway e outros: Central Park, Nova York, Estados Unidos

A chance de encontrar a narração dos 41 locais de visitação do Central Park, em Nova York, com a voz de seu artista hollywoodiano predileto é enorme. Através do aplicativo “Oficial Central Park” ou através de um número de telefone disponibilizado pelo parque com o áudio-guia. Um dos pontos turísticos mais procurados é a estátua de bronze da personagem principal de “Alice no País das Maravilhas”, gravada pela atriz Whoopi Goldberg.

8. Jamie Lee Curtis: museu World War II Valor in the Pacific National Monument, Honolulu, Hawaii

Acrescentando um toque pessoal ao Valor in the Pacific National Monument, Jamie Lee Curtis revela, durante os 75 minutos de áudio-guia, que seu pai lutou no ataque a Pearl Harbor durante a Segunda Guerra Mundial. Em suas próprias palavras: “Em 1945, ele testemunhou a rendição japonesa na Baía de Tóquio a partir do sinal de seu submarino, o USS Proteus”.

9. Joanna Lumley, Alan Rickman, David Nighy e outros: igreja de Santa Maria, Gloucestershire, Inglaterra

No ano passado, após a igreja de Santa Maria ter apresentado seu áudio-guia com duas horas de duração com vozes de uma série de atores famosos do Reino Unido — como Joanna Lumley e Hayley Mills —, a procura pela igreja dobrou. Há rumores de que Sir Ian McKellen declinou da ideia, por ser ateu.

10. Kevin Bacon: NY Skyride, Empire State Building, Nova York, Estados Unidos

O NY Skyride, no segundo andar do Empire State Building, é classificado como “terrível” e “um engano” no TripAdvisor, mas os fãs fervorosos do ator Kevin Bacon investem US$ 42 para se delitarem com o local. Em uma tela de 18 metros, uma projeção simula um tour virtual pela cidade de Nova York narrado pelo ator, por apenas meia hora.

PUBLICIDADE