PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Comissão Mundial de Ética do Turismo condena ataques terroristas em Paris

O Comité Mundial de Ética do Turismo, reunida em Paris nesta última segunda-feira, 16 de Novembro de 2015, condena veementemente os atentados terroristas perpetrados na semana passada na capital da França e, recentemente, em outras partes do mundo. Um documento (em inglês) foi veiculado na manhã desta terça-feira (17) e enviado aos jornais. A redação do DIÁRIO o traduziu e publica-o aqui, na íntegra:

”Expressamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas neste momento trágico e recordar que o terrorismo é uma ameaça mundial que exige uma acção vigorosa e coordenada da comunidade internacional.

O povo francês sempre defendeu os valores universais que todos nós compartilhamos e estamos confiantes de que eles voltarão a perdurar além do ódio que esses atos hediondos desejam gerar.

O terrorismo constitui uma ameaça direta para a estabilidade internacional, a prosperidade e para o património cultural da humanidade. Ele tem como alvo as vidas de inocentes em todo o mundo e ameaça a subsistência de milhões, pois visa paralisar nossas sociedades com medo e destruir nossas economias, incluindo o turismo.

Como o corpo responsável pela interpretação, aplicação e avaliação das disposições do Código Mundial UNWTO de Ética do Turismo, o Comité lembra que o turismo como uma força para a paz, os direitos humanos e compreensão mútua é o eixo fundamental do Código Mundial UNWTO de Ética para Turismo.

O Artigo I do Código estabelece que “A compreensão e a promoção dos valores éticos comuns à humanidade, com uma atitude de tolerância e respeito pela diversidade de crenças religiosas, filosóficas e morais, são tanto o fundamento e a conseqüência de um turismo responsável; atores do desenvolvimento turístico e os próprios turistas devem observar as tradições e práticas sociais e culturais de todos os povos, incluindo os das minorias e dos povos indígenas e reconhecer o seu valor. “

O Comité decidiu manter, como previsto, sua 16ª reunião do Comitê, em Paris como uma declaração clara de apoio ao povo francês e nossa luta comum contra qualquer forma de terrorismo.”

PUBLICIDADE