PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Conheça cidade que foi cenário de 007 e fica sobre plataforma de petróleo


Uma cidade em alto-mar que usa como fundação sete navios naufragados – entre eles, o primeiro petroleiro do mundo: esta é Neft Da?lar? (que significa “rochas de petróleo”), no Azerbaijão.

O país é um dos pioneiros na extração de petróleo. E construiu a primeira plataforma de petróleo em alto-mar do mundo, em 1949, a 55 km da costa mais próxima e a 100 km da capital, Baku.

A incursão nas águas do Mar Cáspio deu tão certo que cresceu, chegando a duas mil perfurações, 300 quilômetros de pontes, cinco mil funcionários e toda infraestrutura para eles. Isso inclui um cinema para 300 pessoas e até um parque com árvores, cujo solo foi retirado do continente.

Uma viagem de 6 a 12 horas, dependendo do tipo de embarcação, separa a capital das Rochas de Petróleo. O local também serviu de locação para o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, enfrentar os russos do mal no filme “007 O mundo não é o bastante”.

Construída pelos soviéticos, a plataforma foi aos poucos sendo deixada de lado após o fim do bloco comunista. Embora continue em atividade, com cerca de dois mil trabalhadores, ela já não tem mais a grandiosidade do passado. A força das ondas e a corrosão provocada pela água salgada já destruiu boa parte da estrutura: restam apenas 45 km de estradas e alguns blocos de apartamentos afundaram durante uma tempestade alguns anos atrás.

Apesar das más condições, alguns turistas visitam a ilha, que é uma relíquia da engenharia e arquitetura soviética.

Deu vontade de ir à cidade de aço? Então, corra: a estimativa é que as reservas de petróleo da região esgotem em 20 anos. Depois disso, restará somente um esqueleto de aço sobre as águas do Mar Cáspio.

PUBLICIDADE