PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Conheça Guaratinguetá


A terra natal de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, gira em torno do filho ilustre. O movimento na cidadezinha, que já era grande, só fez aumentar depois da canonização em 2007. As visitas à casa onde o religioso nasceu em 1739 e viveu até os 21 anos chegam a dez mil por mês.

A residência simples, de apenas dois cômodos, foi reconstruída em 1989, mantendo a arquitetura e o piso de pedra original.

Uma exposição de quadros conta as passagens da história e dos milagres do santo e divide a atenção com os objetos pessoais.

Já o Museu Frei Galvão reúne atrações variadas – arte sacra, artesanato regional, documentos e objetos históricos, além de pinturas e esculturas relacionadas ao beato.

Na Catedral de Santo Antônio, erguida em 1630, os fiéis chegam não somente para apreciar a bela construção barroca ou o imponente órgão de 800 tubos, mas também para conhecer a igreja onde o padre foi batizado (1739) e rezou a primeira missa, em 1762.

O Turismo também encontra no meio rural seus mais propícios meios, tanto pela exuberância da beleza das encostas da Mantiqueira quanto pela vida rural que se expressa no caminho para o mar. No perímetro urbano arquitetura e cultura, fundindo o passado e o presente, são os marcos que expressam a tradição e suas festas anuais que reverenciam sua própria história.

A Zona Rural de Guaratinguetá apresenta um clima típico de região serrana, com morros e colinas entrecortados de cachoeiras que formam rios e riachos de águas transparentes na sua encosta. Detêm cerca de 90% do município, possuindo uma rica paisagem emoldurada pela Serra da Mantiqueira e Serra Quebra-Cangalha.

Na região da Serra da Mantiqueira localizam-se o bairro das Pedrinhas, Taquaral, Gomeral e Pilões, já na região de domínio da Serra Quebra-Cangalha localiza-se o bairro da Rocinha. Uma região rica em recursos naturais como rios, cachoeiras, florestas de altitude e remanescentes da Mata Atlântica, propiciando a existência de diversas trilhas e observação de flora e fauna.

Com a presença de dois ambientes e paisagens distintas, identificou-se de grande potencial turístico a estrada de acesso até Cunha-Parati: Rodovia Paulo Virginio e a estrada Vicinal de acesso até Campos do Jordão: Estrada Vicinal Tancredo Neves / Estrada parque José Jorge Boueri.

Guaratinguetá é o local de nascimento de frei Antônio de SantAna Galvão, o primeiro Santo brasileiro. É uma das mais belas cidades do Vale do Paraíba histórico.

Rica em monumentos do período colonial, construídos no ápice do ciclo cafeeiro, oferece ao turista passeios que misturam religiosidade e cultura. A estrutura de atendimento é boa e tende a crescer o turismo religioso na região.

PUBLICIDADE