PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Equipamento poderá substituir agentes de imigração em aeroportos


Uma nova tecnologia, anunciada durante a Paris Air Show, realizada recentemente na capital francesa, poderá substituir os oficiais de imigração por robôs. Representantes da Thales, empresa que desenvolveu o equipamento, afirmam que as máquinas vão acelerar o processo de imigração e o tempo entre o desembarque e a saída de cada passageiro do aeroporto.

Logo na descida da aeronave, um scanner será capaz de identifica o viajante através da leitura da face e da íris de cada passageiro e de seus dados biométricos. As informações são compartilhadas com todos os computadores ligados ao sistema. Ao chegar no balcão de imigração, essas mesmas informações estarão disponíveis para robôs, que confirmam os dados coletados.

A empresa afirma que, além de diminuir o tempo de cada pessoa na área de imigração, uma outra consequência positiva deste novo sistema é liberar policiais e agentes para monitorar outros serviços dentro e fora do aeroporto.

TECNOLOGIA FOCADA NA SEGURANÇA

Ainda na Paris Air Show, a Morpho, subsidiária da empresa Safran, apresentou uma tecnologia – que deverá ser testada em setembro, na França – que aprimora o sistema de idenficação dos aeroportos.

Já em funcionamento nos aeroportos americanos, o objetivo é aperfeiçoar o sistema principalmente na hora de identificar os “sinais de alerta” mais comuns no comportamento de suspeitos.

A empresa afirma que o processo será feito através da coleta de dados de mais de 100 milhões de pessoas nos próximos anos, que serão confrontados com outros órgãos de segurança, como a Interpol.

PUBLICIDADE