PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Facebook e Instagram: as nova bússolas de viagens

Uma pesquisa encomendada pelo Facebook, e conduzida pela GfK, aponta não só que o planejamento começa antes, mas que as ferramentas mais utilizadas para isso são o telefone celular, assim como redes sociais como Facebook e o Instagram.

De acordo com a pesquisa, 3 em cada 5 viajantes começam a planejar suas viagens com pelo menos dois meses de antecedência, assim como as redes sociais e a popularização de dispositivos móveis mudou completamente a maneira de escolher um novo destino e programar uma viagem.

“O planejamento ficou mais conveniente e esses aparelhos agora servem como nova bússola de viajantes, guiando-os de inspiração para reservas e pesquisas”, conta Priscyla Laham, diretora de negócios do Facebook no Brasil.

Uma das novidades encontradas pelo estudo é que os dispositivos móveis passaram a ganhar preferência durante o processo de planejamento das férias, deixando desktops e laptops para trás: 55% das pessoas começam suas pesquisas de viagem usando o celular. Além disso, dentre os viajantes que concluíram a reserva da sua última viagem online, 22% usaram um smartphone.

Contudo, uma experiência completa para os viajantes inclui mais de um dispositivo, já que metade revelou usar dois ou mais dispositivos móveis e 60% dos entrevistados afirmam utilizar computador e celular para planejar e pesquisar informações sobre a viagem. “Os consumidores cada vez mais tem um comportamento omnichannel e é importante que as empresas do segmento de viagens entendam a trajetória do consumidor e o impacto que cada canal de comunicação têm nas decisões finais de compra”, defendeu Laham.

De acordo com o levantamento, o mundo móvel estimula o planejamento de viagens e os viajantes são inspirados por uma série de fontes – incluindo conteúdos compartilhados pelo Facebook, Instagram e Messenger.

Ao planejar uma viagem, as pessoas visitam uma média de 37 pontos de contato digitais de 1 a 2 meses antes da viagem, e não o fazem de forma linear. As redes sociais, por exemplo, são as principais fontes de inspiração e pesquisa: 59% dos viajantes disseram que utilizaram o Facebook e 92% usaram o Instagram para planejar as férias. Do grupo de viajantes que disseram encontrar inspiração on-line, 83% obteve ideias para sua última viagem a partir do Facebook, assim como o Instagram (55%) e o Messenger (51%) também foram influentes.

Além disso, 48% são inspirados por conhecer histórias de viagem de outras pessoas, 31% gostam de seguir fornecedores de viagens online e 32% dizem que assistir a um vídeo online pode inspirar uma visita a um novo local.

“As pessoas passam 1 de cada 5 minutos que estão conectadas no Facebook e no Instagram, principalmente pelo celular, e acabam descobrindo muito em nossas plataformas”, conta Priscyla. “A melhor maneira de influenciar os viajantes é se engajar nas discussões e estabelecer um diálogo com presenças nos principais canais de comunicação de interesse deles”.

 

PUBLICIDADE