Que atrai em média 6 milhões de pessoas anualmente, seja para pagar uma promessa ou por pura curiosidade. O santuário, que começou com uma pequena capela no local onde em 1917 Lúcia, Jacinta e Francisco viram Nossa Senhora pela primeira vez, hoje ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano.
Hoje a pequena cidade de Fátima, o mais importante santuário católico de Portugal, atrai anualmente cerca de 4 milhões de peregrinos. Boa parte desta grande popularidade veio da força do culto mariano, rejuvenecido no século 20, e também de sua adoração por parte do papa João Paulo II. O santo padre polonês, guardião dos três mistérios revelados pela Virgem às crianças, visitou Fátima por três vezes e beatificou duas das crianças — os irmãos Francisco e Jacinta — em 13 de Maio de 2000, aniversário da primeira aparição. Lúcia, prima dos outros dois pastorinhos e falecida em 2005, teve seu processo de beatificação iniciado em 2008.
O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Por sua ampla praça principal chegam milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos ou prostrados. Muitos fazem vigílias noturnas, rezando o terço a luz de velas, em datas comemorativas e relembrando as datas das aparições. Os dias 13, e principalmente os de maio e outubro, costumam lotar a cidade de pessoas.
COMO CHEGAR
Fátima é facilmente acessível a partir de Lisboa ou Porto e é um passeio simples, tanto um bate e volta a partir da capital como seguindo caminho através da rodovia A1, a principal de Portugal. Apesar de haver ônibus frequentes até a cidade, uma ótima alternativa é alugar um carro. Fique ao menos duas horas em Fátima e depois conheça outros destinos intessantes na região, como Tomar (32 quilômetros de distância), Batalha (18 km) e Alcobaça (40 km).
O CENTENÁRIO
O papa Francisco chegou sexta-feira (12) a Portugal onde participará das comemorações do centenário das aparições da Virgem Maria no Santuário de Fátima. O voo papal aterrissou no país por volta das 16h local (12h, em Brasília) nesta base situada a cerca de 50 quilômetros de Fátima. As informações são da agência EFE.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, liderou a delegação de autoridades políticas que deu as boas-vindas ao pontífice aos pés da escada do avião. Ambos conversaram de maneira informal antes do início da cerimônia de recepção em honra ao chefe da Igreja Católica, que contou com uma apresentação da banda da Força Aérea Portuguesa.
Antes de se deslocar para Fátima, o papa teve um encontro privado com o presidente do país na própria base aérea, onde ocorrerá a tradicional troca de presentes. Na agenda do pontífice argentino figura, além disso, uma oração solitária na capela da própria base, como também fez Paulo VI no início de sua peregrinação em Portugal.
Da base, o pontífice segue de helicóptero ao estádio de futebol de Fátima, que passará a se chamar Estádio Papa Francisco, e depois percorrerá cerca de três quilômetros no papamóvel “até chegar ao santuário, onde deve participar na reza do rosário”.
Hoje (13) será o dia da missa na qual o papa canonizará os dois irmãos pastorinhos, Jacinta e Francisco, que junto sua prima Lúcia, foram testemunhas das aparições da Virgem.
Francisco deixará Portugal no sábado à tarde, depois do almoço.