PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Lago paranaense inspira atleta que participa de evento-teste


A história esportiva de Ana Paula Vergutz, primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha na canoagem em jogos pan-americanos, começa em um dos principais pontos turísticos de Cascavel (PR): o Lago Municipal. Localizado próximo à casa onde a atleta vivia na adolescência, foi lá que Ana Paula deu início à carreira, aos 18 anos, para logo se destacar pelos bons resultados.

 
“Sempre caminhei com meus pais na beira do lago; ele – o lago –  sempre foi muito presente na minha vida. Talvez por essa presença tão marcante ele seja tão importante para mim”, diz. O Lago fica em uma área de preservação considerada a maior reserva ecológica urbana do sul do Brasil. Hoje, aos 26 anos de idade, a canoísta vive o melhor momento da carreira. E deve muito ao Lago.
 
A partir desta sexta-feira (4) até domingo (6) Ana Paula integra um grupo de 280 atletas e paratletas de 55 países, que disputam o evento-teste de canoagem para a Olimpíada de 2016. Ela vai competir na prova na categoria K1 500m sênior. O evento ocorre em um dos mais belos cartões postais do Brasil: a Lagoa Rodrigo de Freitas e é aberto ao público. Ao todo, os eventos-teste reunirão cerca de sete mil atletas – muitos dos quais virão pela primeira vez à cidade – e cerca de 12 mil voluntários.
 
Eventos-teste
O Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. No total são 45 disputas esportivas, que acontecem, na maioria das vezes, nas mesmas instalações dos Jogos: na Barra, em Copacabana, em Deodoro e Maracanã. A Regata Internacional de Vela, disputada na Baía de Guanabara em agosto do ano passado, foi o primeiro deles, e o último está marcado para maio de 2016, três meses antes dos Jogos.
PUBLICIDADE