PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Lugares para conhecer pelo Brasil e sair da mesmice

A diversidade brasileira proporciona aos nativos e turistas diversas formas e atrações para todos os gostos e tipos de viajantes. Muitos dos destinos são pouco visitados e conhecidos, além de serem uma ótima sugestão de passeios, você pode sair da mesmice, curtir paisagens incríveis e ter experiências para nunca esquecer.

O site ViajaNet, recomendou cinco lugares ao redor do país para você conhecer um pouco mais e quem sabe até mesmo programar as suas próximas férias.

Vamos viajar?

Monte Roraima 

Sinônimo de lugares exóticos e com 2.875 metros de altitude, o Monte Roraima está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. Chegando em Boa Vista, é preciso enfrentar mais 220km até Santa Elena e mais 100km até Paraitepuy, sendo boa parte deles em estrada de terra.

No local, as caminhadas são permitidas apenas com guia. E ainda assim, é preciso estar preparado para montar acampamento em lugares selvagens e enfrentar temperaturas entre 5ºC e 35ºC. A paisagem com rios, cachoeiras, esculturas naturais e vegetação de tirar o fôlego compensam o esforço.

Serra da Capivara

Foto: Reprodução

Localizado no sul do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara, abriga o principal sítio arqueológico do país, pleno de pinturas rupestres. As gravuras pré-históricas de 12 mil anos podem ser vistas em locais como o Boqueirão da Pedra Furada, o Desfiladeiro da Capivara e o Grotão da Esperança.

A paisagem do semiárido nordestino é deslumbrante com serras, vales e planícies com a flora e a fauna típicas da caatinga. É necessário que você esteja acompanhado de um guia especializado, não é permitida a presença de visitantes sem guia.

Os guias além de te levarem pelas melhores trilhas, conhecem muito a história do local e te ensinam bastante. De novembro e janeiro quando a vegetação do parque fica ainda mais evidente por causa da variação das tonalidades da xerófita, planta típica de regiões áridas.

Evite viajar em outubro quando a seca é intensa, O município de São Raimundo Nonato oferece lugares para receber turistas. Apesar de a cidade ter um aeroporto, não há voos de aeronaves de grande porte. Por isso, para chegar lá, o aeroporto mais próximo é o de Petrolina (PE). Depois, é seguir por rodovias até a cidade, são mais de 300 km. Outra possibilidade é pegar um voo até Teresina, mas a distância até São Raimundo Nonato é maior: 530 km. No entanto, a rodovia está em melhores condições, mas o motorista deve ter muito cuidado com animais na pista durante a viagem.

Cânion do Rio Poti

A cerca de 190 km de Teresina, o Parque Estadual Cânion do Rio Poti, também no Piauí, é um paraíso no meio do sertão e está localizado na Serra da Ibiapaba, no município piauiense de Buriti dos Montes, a cerca de 230 km da capital Teresina, entre este estado e o Ceará. Em pleno sertão nordestino, tem várias cavernas e grandes paredões moldados pela ação da água (as fendas geológicas chegam a 60 metros de altura), cachoeiras, fauna e flora. Para quem gosta de canoagem, o trecho conhecido como Poço do Canelão é o ponto propício para isso. Em outros pontos também é possível dar bons mergulhos pela água cristalina do rio Poti. No Poço da Bebidinha também há manifestações de arte rupestre, mas, diferentemente da Serra da Capivara, foram ‘esculpidas’ nas rochas e não pintadas. É possível chegar ao cânion pelos municípios de Juazeiro do Piauí ou Castelo do Piauí, que é a rota mais usada. Nos períodos chuvosos o acesso fica inviabilizado pelas cheias do rio Poti, por isso a melhor época para visitar o local é entre julho e dezembro.

Parque Estadual de Vila Velha (PR)

Foto: Governo do Estado do Paraná

O Parque Estadual de Vila Velha está localizado no município de Ponta Grossa, a 90 quilômetros de Curitiba. As principais atrações são as formações rochosas de arenito.

O local trata-se de um sítio arqueológico formado por esculturas naturais moldadas pelo vento e pela chuva. A cerca de 20 km do centro de Ponta Grossa, município ao qual pertence, o parque é formado por três sítios: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. As Furnas são três crateras com paredes verticais, erodidas no solo. A maior delas tem cerca de 100 metros de profundidade, metade deles cobertos pela água. São ligadas entre si e à Lagoa Dourada, que recebeu esse nome em razão do efeito formado pela água cristalina e a coloração de suas areias nos poentes.

É possível conhecer tudo isso durante o ano inteiro e bem de perto. Existem trilhas para visitar os arenitos e o percurso completo leva três horas. Ainda existe a opção de ir nos ônibus que partem a cada 15 minutos. O parque promove caminhadas noturnas em sua área em noites de Lua Cheia e Lua Nova. É preciso marcar com antecedência e conferir o preço.

Lençóis Maranhenses

Localizados aproximadamente 250km da capital São Luís e no nordeste do Maranhã, a região com sua paisagem desértica de grandes dunas de areia, lagoas sazonais formadas pela água da chuva às quais ainda se somam manguezais e pântano.

De julho a setembro, é considerada a melhor época para visitar o local.

Uma combinação bacana é conhecer os Lençóis na época de São João em São Luís, quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. As cidades próximas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão podem abrigar os visitantes.

PUBLICIDADE