PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Museu dedicado às notícias tem pedaços do Muro de Berlim e de torre do 11/9


O Newseum, dedicado exclusivamente ao jornalismo e ao mundo das notícias de todo o planeta. E, para gostar da atração, você não precisa ter escolhido estudar Comunicação na faculdade.

Localizado na Pennsylvania Avenue, entre a Casa Branca e o Capitólio, o Newseum chama a atenção já em sua entrada. A fachada do prédio de seis andares mostra o texto da Primeira Emenda da Constituição dos  Estados Unidos (em que fica estabelecido que o congresso não deve fazer qualquer lei que restrinja a liberdade de expressão e de imprensa, por exemplo). No nível da rua, as paredes externas trazem várias  primeiras páginas do dia de jornais do mundo. Já dentro do edifício, um telão transmitindo notícias e um helicóptero da rede KXAS-TV, de Dallas, recepcionam os visitantes.

Mas os mais de 20 mil metros quadrados de área ainda vão oferecer outras surpresas. Está lá, no quatro andar, um pedaço de quase dez metros de altura da antena de transmissão que ficava no topo da Torre Norte  do World Trade Center, em Nova York. Retorcido, o metal é o ponto alto da exibição permanente do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, que traz ainda a capa de dezenas de jornais do dia do ataque, assim  como itens (encontrados nos escombros) de profissionais que faziam a cobertura do acontecimento.

PUBLICIDADE