PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Olímpia sediará museu do Corpo de Bombeiros

Localizada a 448 quilômetros da capital paulista, a Estância Turística de Olímpia, sediará o maior museu de acervo histórico e memorial dos bombeiros do Estado de São Paulo. A instituição será construída em conceito de parque aberto em uma área de 15 mil metros quadrados com atrações totalmente interativas.

O espaço terá exposição itinerante de antigos veículos da corporação, que atualmente são mantidos em um museu em São Paulo, além de também expor antigas vestimentas e equipamentos utilizados no combate a incêndios.

Outra atração serão os vídeos exibidos por meio de realidade virtual, com óculos 360 graus, mostrando salvamentos com a ação imediata e heroica do Corpo de Bombeiros em ocorrências que salvaram milhares de vida.

Segundo o diretor presidente da FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Frank Itinoce, as tratativas para o empreendimento foram formalizadas no final de setembro, na assinatura de um acordo de cooperação para a instalação, manutenção e gestão da instituição. “Não existe no Brasil um museu do gênero. Será um investimento no turismo regional”, afirma.

Para a construção do empreendimento, a prefeitura doou a área.“Com o museu em Olímpia, a cidade fica mais fortalecida, o que estimula o desenvolvimento regional, gera empregos e movimenta a economia. É um empreendimento que deixará o turismo fortalecido”, ressalta o CEO do grupo Natos, Rafael Almeida.“Esse museu não será apenas importante para o desenvolvimento regional, mas também para preservação da memória dos bombeiros”, afirmou.

Os recursos para o desenvolvimento do projeto de construção e a captação de recursos, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC – ICMS), também ficarão a cargo da FUNDABOM.

“Foi um importante passo que demos para a vinda de mais um grande atrativo em nossa cidade. O Museu do Corpo de Bombeiros, além de agregar a história da corporação, também permitirá que muitas pessoas conheçam mais o trabalho desta nobre profissão”, frisa Almeida.

A construção terá apoio do Grupo Natos.

PUBLICIDADE