PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Parque no Chile tem belos cenários


O norte do Chile é famoso por abrigar o deserto do Atacama, destino popular entre brasileiros e uma das paisagens áridas mais interessantes do mundo.

Poucos sabem, porém, que na região setentrional do país de Pablo Neruda existe um lugar fantástico que, de certa maneira, é um contraponto ao Atacama: trata-se do Parque Nacional Lauca, uma Reserva Mundial da Biosfera tomada por vulcões nevados, por um dos lagos mais altos do mundo e um solo verdejante por onde correm riachos e pastam alpacas (um animal andino parente da lhama).

A paisagem, situada a mais de 4.500 metros de altitude, lembra um cenário do filme “Senhor dos Anéis”, com os vulcões Parinacota (com 6.342 metros de altura) e Pomerape (6.280 metros) dominando o horizonte.

O Parinacota tem uma forma cônica perfeita, com seu cume nevado se refletindo, lá embaixo, sobre lago Chungará, um dos corpos de água situados a maior altitude no planeta. Em boa parte do ano, a neve que cobre o vulcão se mostra extremamente densa, parecendo marshmallow derretido sobre a formação rochosa.

Faz contraste a essa imagem gélida o verde intenso dos chamados “bofedales” (gramados de cor verde esmeralda e textura espinhosa típicos da área) que cobrem parte dos 138 mil hectares do Lauca – e que são cortados por lindos riachos que surgem nas montanhas: é essa formação vegetal que alimenta as lhamas e alpacas que circulam livremente pela região.

PUBLICIDADE