PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Parque temático de realidade virtual abrirá em 2016 nos EUA


O sonho de todo fã de videogames está prestes a se tornar realidade na cidade de Pleasant Grove, no estado americano de Utah. Mergulhar no mundo fantástico do jogo e poder não só ver, mas sentir, correr, saltar, interagir com pessoas e objetos para combater seres intergalácticos em um universo futurista ou fugir de dinossauros no meio de uma floresta. É o que promete o Void, um parque temático de realidade virtual que será inaugurado em junho de 2016.

Nele, um grande salão é transformado em um novo mundo, em que cada participante terá todo o senso de realidade, com efeitos em quatro dimensões, sons, cheiros e a possibilidade de se locomover, utilizando todos os sentidos do corpo humano.

Os jogadores vestem óculos de realidade virtual, para criar as imagens e sons, e roupas especiais com sensores de movimento. Se o jogador se agachar ou pular, o que ele vê corresponde a suas ações. Se tomar um tiro, o traje simula o impacto. Enquanto isso, o salão proporciona as alterações de ambiente, como objetos de interação, mudanças de elevação e ajustes de temperatura.

A ideia de criar o Void nasceu da insatisfação do criador, Ken Bretschneider, com suas experiências de realidade virtual. “Eu sentia que estava separado daquele mundo apenas sentado jogando”, contou, em entrevista ao jornal americano Washington Post. “Queria saltar da cadeira e sair correndo. Eu queria estar no jogo”.

Para quem não pode ir até Utah, há uma boa notícia. Os idealizadores do projeto têm como objetivo levar esse modelo de centro de entretenimento de realidade virtual para grandes cidades ao redor do mundo, inclusive na América do Sul. Resta torcer para a novidade chegar ao Brasil.

PUBLICIDADE