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Produtores de alimentos brasileiros divulgam o país na Rússia

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da World Food Moscow, principal feira de alimentos, bebidas eagronegócios da Rússia. Na ocasião, Alves se reuniu com entidades setoriais como parte de uma missão empresarial liderada pelo vice-presidente Michel Temer. O objetivo do encontro é intensificar a geração de negócios entre os países, além de fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico. No ano passado, a feira gerou US$ 114 milhões entre negócios imediatos realizados ao longo dos doze meses seguintes.

O Brasil é atualmente o principal fornecedor de carnes para a Rússia, responsável por 43,7% do total importado pelo país em 2014, de acordo com o Global Trade Information Services (GTIS). O saldo comercial é historicamente favorável a nós. Em 2014 o Brasil exportou US$ 3,8 bilhões e importou US$ 3 bilhões, com superávit de US$800 milhões na balança comercial com a Rússia,conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As carnes bovina, suína e de frango representaram 63,5% do total das vendas brasileiras para o mercado russo. Agastronomia é, também, um segmento cada vez mais importante para o turismo brasileiro. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos viajantes, atrás apenas do transporte, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Turismo.

As boas relações econômicas e a proximidade diplomática contribuíram com o aumento da vinda de russos para cá. Em menos de uma década, o número de turistas russos que desembarcaram no Brasil aumentou 200%, de acordo com dados do Ministério. Henrique Eduardo Alves  destacou, no encontro, que os dois países assinaram, em 2008, um acordo de facilitação de vistos – medida que beneficiou o trânsito de viajantes: eram 13 mil russos no Brasil, em 2008. No ano passado foram 37 mil.

“O Brasil e a Rússia, a despeito da distância geográfica, compartilham várias semelhanças: ambos têm expressivos territórios, grande população, uma economia vigorosa, uma profusão de cultura e etnias, além de pertencerem aos grandes grupamentos geopolíticos, como o G20 e o Brics. São, ainda, grandes parceiros comerciais e têm enorme potencial para explorar a cooperação em Turismo”, disse o ministro. O encontro foi organizado pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores(DPR/MRE), em parceria com o MDIC.

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