PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Reveillon: Interdições em Copacabana começam uma hora mais tarde

A Prefeitura detalhou na terça-feira (27) o esquema especial para o Reveillon de Copacabana. As interdições no bairro começam às 7h do dia 31. A principal mudança nesta virada é que o fechamento total do bairro a veículos de passeio acontecerá às 19h, e não mais às 18h, como em anos anteriores. Pelo planejamento, ônibus de linhas regulares e táxis poderão circular por Copacabana só até as 22h, quando o trânsito será totalmente bloqueado. A previsão é de que a reabertura das ruas comece às 5h do dia 1º de janeiro.

A primeira via interditada será a pista junto à orla da Avenida Atlântica, do Posto 6 ao Leme, às 7h do dia 31. A partir desse horário, a pista junto aos prédios passará a funcionar na reversível. Às 15h, toda a Avenida Atlântica será fechada. Até que, às 19h, as demais vias do bairro serão interditadas. As restrições valerão inclusive para moradores e veículos de aplicativos como o Uber.

A festa afetará também o trânsito em bairros vizinhos. Às 19h, a pista junto à praia das avenidas Delfim Moreira, no Leblon, e Vieira Souto, em Ipanema, terão o tráfego interrompido, enquanto as pistas perto dos prédios terão sentido Copacabana. Às 20h, fecharão o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo. A partir das 22h, a Vieira Souto será totalmente bloqueada, no trecho entre o Jardim de Allah e a Rua Teixeira de Melo.

“É muito importante que as pessoas não se dirijam à região de carro. Além das interdições, já no dia 30, a partir das 6h, começam as proibições de estacionamento em ruas desses bairros”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O metrô vai funcionar em esquema especial de réveillon, com venda antecipada de bilhetes para utilização em horários predeterminados (à venda nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória, Uruguai e Jardim Oceânico). Já os ônibus circularão normalmente por Copacabana até as 22h. Após o evento, o público terá que se dirigir a pé para áreas de embarque na Enseada de Botafogo e na Rua Prudente de Morais e Avenida Vieira Souto, em Ipanema.

Em Botafogo, acontecerá o embarque para o Centro e bairros da Zona Norte. Na Vieira Souto ficarão as linhas de ônibus convencionais para Barra, Recreio e o restante da Zona Oeste. Já na Prudente de Morais ocorrerá o embarque de linhas especiais, de frescões. Ônibus de turismo terão que parar no Teleporto, no Centro da cidade, com proibição de estacionamento em bairros como Botafogo e Urca.

Toda essa operação de trânsito contará com 905 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 77 viaturas e 60 motocicletas, além do monitoramento no Centro de Operações Rio (COR).

Com informações do Jornal O Globo

 

PUBLICIDADE