A música tem como uma de suas principais características a universalização de emoções, sem barreiras linguísticas. Ela toca a alma e coração e consegue ter a façanha de unir pessoas, em um momento que percebe-se mais segregações culturais.
A realização de shows e turnês musicais correspondem hoje um dos mais significativos negócios mundiais e o Brasil é um dos países que desde a primeira edição do Rock in Rio, em 1985 tornou-se um dos principais destinos para entretenimento ao vivo internacional.
E São Paulo com sua vertente cultural diversificada acaba sendo um dos principais destinos a receber inúmeros shows nacionais e internacionais, além de ser um pólo criativo propulsar da cadeia produtiva musical.
E por todas essas razões, de 2 a 5 de dezembro,a capital paulista será o cenário para a terceira edição da Semana Internacional de Música (SIM São Paulo), já considerada uma das mais importantes music conventions (ou feira de negócios da música) da América Latina.
Durante os 4 dias da SIM, a cidade vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical além de artistas, jornalistas e formadores de opinião do Brasil e de vários países.
Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial.