PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Vai viajar pela primeira vez para a Europa? Veja como se organizar

A Europa é o destino dos sonhos de muitos brasileiros e cruzar o atlântico para realizar essa jornada pode ser mais possível do que se imagina. Mas se você está pretendendo viajar pela primeira vez para o território europeu é necessário tomar alguns cuidados.

Destinos

O turista de primeira viagem quer abraçar o continente todo de uma só vez, visitando o maior número possível de países. Mas além de ser caro, fazer isso pode tornar sua viagem cansativa.

O ideal é escolher algumas para visitar e fazer passeios de um dia a partir delas. Como por exemplo, saindo de Bruxelas, o turista pode viajar para Amsterdã ou Luxemburgo em um par de horas. Assim como também pode conhecer Bruges e entre outras opções.

Temperaturas e temporadas

No inverno ou no verão, as temperaturas na Europa podem alcançar extremos. Entre dezembro e fevereiro, visitar para a região dos Alpes, Polônia ou os países bálticos, pode significar temperaturas abaixo de zero.

Em julho e agosto, o continente recebe muitos turistas e além da dificuldade para se locomover nos locais, os preços sobem bastante. A melhor época para conhecer a Europa é na primavera ou no outono

Passagens aéreas

Planejar a viagem e comprar as passagens aéreas com antecedência é melhor dica para economizar.

Para se locomover dentro da Europa, os aviões podem ser a forma mais barata, já que a presença de companhias aéreas de baixo custo jogam os preços lá embaixo. Mas é preciso estar atento às taxas para despacho de bagagem, às vezes custam até mais do que o voo, e à distância dos aeroportos aos centros das cidades.

Moeda

A maior parte dos países da Europa Ocidental adotou o euro como moeda. Mas caso queira visitar o Reino Unido, Hungria, República Tcheca e outros países escandinavos, terá que adquirir as moedas locais.

Outra opção é usar cartões de débito e de crédito, mas, nestes casos, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é mais alto, chegando a 6,38%. Além disso, os bancos normalmente cobram taxas de saque. Se o turista comprar moeda estrangeira ainda no Brasil, o IOF será de apenas 1,1%. Ou seja, é mais barato viajar com dinheiro em espécie, apesar de mais arriscado.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para viajar por até 90 dias pelos países signatários do Acordo Schengen. Nele, participam todos os membros da União Europeia, exceto a Irlanda, além de Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Basta desembarcar em um aeroporto de um desses países com um passaporte válido por pelo menos mais seis meses.

O viajante pode se deslocar de um país Schengen para o outro sem precisar apresentar passaporte ou passar por controles fronteiriços. Apenas nas viagens de ônibus que os oficiais podem requerer identificação.

Se o turista nacional quiser visitar o Reino Unido, a Rússia ou a Ucrânia, não precisará de vistos. Mas pode passar por uma entrevista com um oficial da imigração. Passagem de volta e reservas de hotéis, poderão ser exigidos.

PUBLICIDADE