PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Você já ouviu falar na caverna mais funda do mundo?


Já ouviu falar de  Krubera, a caverna mais profunda do mundo, no maciço de Arabika, região do Cáucaso, em Geórgia? Também conhecida como caverna Vorónia ou Voronja, o labirinto de túneis situa-se na montanha de pedra calcária Gagrinsky Range, formada há milênios e descoberta em 1963 por uma equipe de geólogos.

A entrada fica a 2.240 metros de altitude e à 15 quilômetros do Mar Negro, que recebe a deságua de um rio subterrâneo. Sua profundidade foi aumentando ao longo dos anos e das expedições, sendo que o primeiro título como “caverna natural mais profunda do mundo” veio em 2001, após espeleólogos percorrerem 1.710 metros; em 2004 o número subiu para 2.080 e em 2012 chegou-se ao número final.

Para se ter uma ideia de sua profundidade, a única pessoa que conseguiu chegar num nível mais fundo do longo, estreito e difícil caminho foi a lituana Saul Pankene, que acabou por se tornar recordista após setembro de 2010. No mesmo ano, a bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira chegou a encontrar 16 espécies de pequenos invertebrados, sendo cinco novas, algumas vivendo a mais de 2 mil metros de profundidade.

PUBLICIDADE