PUBLICIDADE

Gorvernamental

Seminário discute métodos para gestão de patrimônios culturais do Brasil

Evento reuniu autoridades para debater formas autossustentáveis de estruturação dos destinos e melhorar o turismo

Realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Brasília, o seminário internacional do Programa Nacional de Turismo Cultural e Natural (PNTCN), discutiu um novo instrumento de gestão dos patrimônios culturais e naturais mundiais do Brasil.

A ideia é criar uma metodologia que será aplicada em dois projetos pilotos: Ouro Preto (MG), reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural, e Foz do Iguaçu (RS), cidade Patrimônio Natural da Humanidade.

O evento foi realizado em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Universidade Federal de Santa Catarina e os ministérios do Turismo, da Cidadania e do Meio Ambiente, reuniu representantes da Casa Civil, do Sebrae, do BNDES e representantes de programas internacionais semelhantes, que apresentaram seus modelos de implantação, como no caso da Espanha e de Portugal. Formas de parcerias, concessões e estratégicas de desenvolvimento do programa também foram discutidas.

De acordo com o ministro interino do Turismo, Hercy Filho, que participou do seminário, o debate é importante para se construir um turismo mais sustentável. “Queremos compartilhar experiências e ideias, garantindo a autossustentabilidade dos patrimônios, tanto para a sua utilização turística quanto para a sua preservação”, destacou.

PUBLICIDADE