Você sabia que é possível treinar tubarões? Os especialistas do SeaWorld e Discovery Cove, em Orlando, apresentam diversos casos de sucesso. Eles descobriram que esses animais têm traços comportamentais únicos e que para treiná-los é necessário tempo e paciência. O treinamento permite aos veterinários e aquaristas cuidarem desses animais e também possibilita que os visitantes possam interagir com eles bem de perto. Esse contato próximo dos visitantes é importante para conscientizar da necessidade de preservar esses incríveis animais.
Nossos veterinários compartilharam algumas curiosidades que eles descobriram sobre treinar tubarões:
1. Requer tempo. O treinamento de tubarões exige muito tempo e paciência. Os aquaristas utilizaram somente técnicas de reforço positivo, que inclui mimos especiais como truta, salmão e mariscos. Mas devido ao fato do sangue desses animais ser frio e algumas espécies serem sedentárias, eles não comem em grande quantidade e nem mesmo muitas vezes por dia. Por isso, as recompensas com comida acontecem com menos frequência quando comparado com outros animais.
2. Eles podem ser treinados com alvos. Os veterinários usaram a técnica que se chama Treinamento com Alvo (ou Target Training em inglês) para ensinar os tubarões a seguir um alvo. Isso permite que os animais sejam direcionados para locais importantes de seu habitat. Dessa forma, a equipe de cuidadores pode interagir com os tubarões para monitorar sua saúde e também oferecer aos visitantes uma visão mais próxima desses animais.
3. Eles têm atividades e treinadores preferidos. Nossos aquaristas descobriram que cada tubarão responde de forma diferente ao treinamento. Alguns indivíduos ficam muito relaxados quando realizam alguma atividade e outros demonstram preferência por determinado treinador.
4. Eles são exigentes com a comida. Os tubarões tendem a ser exigentes quanto a sua comida, o que afeta a forma como eles interagem durante uma sessão de treinamento. Eles têm paladares individualmente diferentes. Alguns devoram salmão e truta mas dispensam lula e outros pequenos peixes.
5. É necessário lidar com diferentes personalidades. Os veterinários perceberam que os traços de personalidade dos tubarões se intensificam durante as sessões de treinamento. Por exemplo, os tubarões-zebra machos demonstraram tendência em competir entre eles pela atenção do treinador. Enquanto um está interagindo com o aquarista, os outros geralmente nadam em sua direção e atravessam o caminho dos outros. Os tubarões-de-galha-preta e branca, por outro lado, são especialmente brincalhões e curiosos, e gostam de se enterrar no fundo dos habitat. Alguns ainda gostam de ficar com um pouco de areia em suas costas.