Por Alexandre Taleb
A feira Pitti Uomo acontece em Florença, na Itália, a cada seis meses! Janeiro e junho.
Janeiro é inverno na Itália é a estação do ano em que as pessoas estão mais cobertas de roupas e isso reflete significativamente na composição de looks, na escolha de peças e também na forma como olhamos para os antenados nesta época do ano. Já em junho um calor insuportável e os homens que circulam pela feira estão arrumados, mas sem perder a classe e postura com o sol forte.
A própria estação por permitir cobrir-se mais, permite mais sobreposições, uso de diferentes tipos de tecidos, colagem de cores, uso de acessórios diversos, uso de objetos característicos e próprios do frio como gorros, luvas e cachecóis, que dão elegância à pessoa.
A Pitti Uomo é para mim o local onde há pessoas mais bem vestidas circulando, os homens impecáveis, com cortes de ternos de primeira. Em outras palavras, é o quadrilátero com homens mais chiques do mundo.
A cada edição da feira aparecem mais homens elegantes e chiques circulando, lógico que o “ar” da feira deixa os homens mais ousados e até os mais discretos dão uma exagerada nos acessórios, mas tudo isso combina com Pitti Uomo.
O mais bacana é ver os trajes completos, sapatos diferentes, meias coloridas, calças super curtas e outras com barra dobrada, ternos listrados, xadrezes, lisos e até estampas étnicas, braços cheios de pulseiras e um desfile de relógios impecáveis e chapéus de todos os tipos, cores e formatos.
Isso é Pitti Umo, até o homem mais humilde vai se sentir um rei.