PUBLICIDADE

Cruzeiros Turísticos

Alguns destaques da 45º ABAV Expo

 

45ª ABAV EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO & 48º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA

Dias 27, 28 e 29 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte (pavilhões vermelho e verde)

ABERTURA SOLENE DO EVENTO

27/9

RECEPÇÃO/WELCOME COFFEE: às 9h

CERIMÔNIA OFICIAL: 10h às 12h – Salas Cantareira 5, 6 e 7

Durante a abertura do evento haverá o lançamento oficial do selo dos Correios comemorativo ao Dia do Turismo, destacando destinos brasileiros.

COMPOSIÇÃO DA MESA (pode haver alterações):presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull; presidente da Braztoa, Magda Nassar; ministro do Turismo, Marx Beltrão; ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão; secretário de estado de Turismo, Fabrício Cobra Arbex; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos Júnior; presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio de Abreu; presidente da Fornatur, Felipe Carreras, representando todos os secretários de Turismo; e o presidente da Abremar,Marco Ferraz.

CORTE DA FITA: às 12h – Entrada oficial da feira

COLETIVA DE IMPRENSA: dia 27, às 14h30 – Na ocasião, o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, e a presidente da Braztoa, Magda Nassar, farão uma atualização sobre os números da edição deste ano, e repercutirão os resultados da movimentação de vendas do setor no primeiro semestre e as projeções para a temporada. Na ocasião, serão apresentados os primeiros resultados do Censo Big DATA ABAV, com base no levantamento feito com agências de viagens associadas.

PARTICIPAM AINDA DA COLETIVA (pode haver alterações): o ministro do Turismo, Marx Beltrão; e o presidente da Abremar, Marco Ferraz, além de diretores da ABAV Nacional.

Separamos alguns destaques da 45º ABAV Expo, a maior e mais importante feira de negócios do calendário de eventos de Turismo do Brasil, que ocorrerá de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

ESPAÇOS DA FEIRA

  • Vila do Saber e Congresso ABAV de Turismo – Maior fórum de capacitação e debates sobre turismo das Américas, dividido em seis arenas: Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia e duas destinadas às Mesas Redondas e Produtos e Destinos, totalizando 75 apresentações. Programação completa em http://www.abavexpo.com.br/programacao/.
  • 48º Encontro Comercial Braztoa – Polo de negócios, oportunidades e tendências do setor, com a presença de 42 das maiores operadoras turísticas do Brasil.
  • Ilha Corporativa Abracorp– 16 expositores, entreos principais fornecedores de produtos e serviços voltados ao segmento das viagens corporativas, que movimenta perto de R$ 80 bilhões por ano com a operação e comercialização de viagens de negócios
  • Futurismo – Grande área de inovação da ABAV Expo 2017, onde ocorrerão dois eventos simultaneamente: o Hackathon Viagens que reunirá programadores, desenvolvedores, web designers e comunicadores em uma maratona de programação para o desenvolvimento de projetos e aplicativos inovadores para a indústria do Turismo; e o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, competição entre empreendedores e startups selecionados pela Braztoa e pelo Sebrae em todo o Brasil, visando a transformação de projetos em soluções comerciais para o setor turístico. Os projetos vencedores serão premiados durante a feira.
  • Lounge Turismo de Luxo ABAV/Grupo Radar & TV/D&D by Jóia Bergamo – Projeto idealizado em parceria com o Grupo Radar, para apresentar de maneira lúdica as novas tendências do setor em uma atmosfera que proporcionará interação, vivências e oportunidades de negócios. DOM Creative Collection apresentará seus hotéis de altíssimo padrão localizados em países como Estados Unidos, França, Grécia e Peru. No Brasil, a marca representa o Kenoa Resort & Spa (Barra de São Miguel/AL) e as pousadas Tutabel (Trancoso/BA), Literária (Paraty/RJ) e Maria Bonita (Fernando de Noronha/PE), esta última de propriedade dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, e que também leva a assinatura Jóia Bergamo. Destinos como Mônaco, Riviera Nayarit, Puerto Vallarta e Lucerna, além do Resort Burgenstock, da Líder Aviação Executiva, e da Mobility também serão destacados no espaço.
  • Turismo Especializado – espaço exclusivo para exposição e rodada de negócios empresas e players com expertise em turismo LGBT, de Pesca Esportiva e Ecoturismo e Aventura.

HOTELARIA e RESORTS

ABR – Associação Brasileira de Resorts

Promoverá no primeiro dia da ABAV Expo, às 17h, em seu estande, um bate-papo com importantes players do turismo e da hotelaria brasileira com o tema “Transformação do Mercado Hoteleiro: Agora é a Vez dos Resorts?”. O intuito é esclarecer as formas inovadoras de investimentos, comunicação e distribuição de vendas em um novo cenário tecnológico e de comportamento dos viajantes. Luigi Rotunno, presidente da entidade, conduzirá o bate-papo, que tem presenças confirmadas de Gabriela Otto, diretora da HSMAI Brasil, Ricardo Mader, diretor da JLL Hotels & Hospitality Group, e Peter Kutuchian, publisher do portal Hôtelier News. A ABR estará presente na ABAV Expo 2017 com 21 dos 50 resorts associados em seu estande compartilhado. (Rua G 073)

BHG (Brazil Hospitality Group)

A rede de hotéis BHG (Brazil Hospitality Group) apresenta a nova identidade visual e conceito da marca Golden Tulip, uma das bandeiras que faz parte de seu portfólio. Pensado especialmente no público que associa viagens a trabalho ao lazer – conceito bleisure (business + leisure), as 190 unidades da marca pelo mundo passarão por mudanças e contarão com design mais criativo, moderno, oferecendo hubs e interação social, tudo focado na geração Millennial, formado por jovens dos 16 aos 35 anos que, segundo a BHG, é o grupo predominante em seus hotéis. No estande, haverá ainda o sorteio de uma bicicleta Tandem. (Rua J 073B)

Bourbon Hotéis & Resorts

A Bourbon Hotéis & Resorts terá novidades: o novo centro de convenções do Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, com mais de 9 mil m² de área e capacidade para 1.620 pessoas, e o Fun Place, atração para crianças e adolescentes. Outro assunto em pauta será a evolução da marca Rio Hotel by Bourbon. As unidades Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto, Rio Hotel by Bourbon Curitiba Batel e, a mais recente, em Ciudad del Este, inaugurada em junho, deram início a uma marca inovadora e diferenciada.

Casa Grande Hotel Resort & Spa

O Casa Grande Hotel Resort & Spa apresenta pacotes para próximos feriados, incluindo o carnaval de 2018. Destaque para as festas de final de ano, que incluem cardápio especial para a ceia de Natal com direito à apresentação de música natalina, DJ, chegada do Papai Noel, jogos e brincadeiras para crianças e adultos. Para o Réveillon, o hotel oferece o tradicional Show de Fogos, além de shows com os cantores Wesley Safadão & Anita e DJ Fatboy Slim & Alok, que darão o tom da animação da chegada de 2018.

Costa do Sauípe

A Costa do Sauípe estará presente no estande da Resorts Brasil e um dos destaques do destino é reforçar sua estrutura e know how para realização de eventos, apostando na recuperação do segmento MICE do mercado hoteleiro. Sauípe conta com um portfólio diversificado e já foi palco de grandes celebrações, como o Sorteio final das chaves da Copa do Mundo do Brasil, Reunião anual do BID, congressos médicos, Fóruns internacionais, etapas de surf, shows, entre outros. O destino também apresentará seus pacotes e novidades para o fim do ano.

Iberostar Hotels & Resorts

A Iberostar Hotels & Resorts participa pelo 11º ano consecutivo da ABAV e será representada por executivos nacionais e internacionais da rede, que abordarão as novidades e expectativas do Grupo para os próximos meses, assim como comentarão as realizações desse ano. Dentre os assuntos que serão apresentados, também está o Star Prestige, serviço que reúne uma série de benefícios e conforto para o hóspede, a programação para o Réveillon Tropical do Complexo IBEROSTAR Praia do Forte, o novo IBEROSTAR App, que possibilita solicitar serviços pelo e-concierge, agendar restaurantes do resort, acessar o mapa e plano de atividades do hotel, entre outras duas novidades que serão reveladas na ocasião. Os profissionais aproveitarão a feira para fazer negócios, rever os parceiros e criar oportunidades para a IBEROSTAR. (Rua J 099B)

Rede Vila Galé

Na contramão da crise, a Vila Galé, rede portuguesa que possui quatro resorts e três hotéis corporativos no Brasil, está investindo cerca de R$ 170 milhões de reais no país. A maior parte do aporte será destinada à construção do Vila Galé Touros, no Rio Grande do Norte, prevista para inaugurar em setembro de 2018.  Outra novidade são os novos produtos da rede Vila Galé. A partir de novembro, a unidade de Fortaleza oferecerá o primeiro all inclusive gourmet do país; e o Vila Galé Rio de Janeiro oferece o pacote all inclusive cultural, que dá direito a ingressos para as principais atrações da capital carioca. (Rua I 072)

Royal Palm Hotels & Resorts

Este ano o grupo Royal Palm Hotels & Resorts completa 20 anos de atuação e lança o Royal Palm Hall, previsto para ser o maior ballromm do país, com 44 mil m² de área construída. O empreendimento está em construção e tem previsão de entrega para junho de 2018. Com o auxílio de óculos de realidade aumentada, o público da ABAV Expo poderá conhecer o projeto. (Rua D079)

CRUZEIROS

MSC Cruzeiros

Entre os principais focos da MSC Cruzeiros estarão o seu aumento de oferta nacional em 40%, com a vinda de três navios: MSC Preziosa, maior a navegar pelo país; MSC Magnifica; e MSC Musica, que ficará dedicado às saídas do Rio de Janeiro. Também serão apresentados os dois novos destinos do portfólio do MSC Preziosa: Balneário Camboriú e Porto Belo; e a possibilidade de aquisição do cruzeiro com os trechos aéreos a partir de 12 praças, especialmente para os embarques na cidade maravilhosa. Além disso, a armadora destacará seu plano de expansão sem precedentes, de 9 bilhões de euros, por meio do qual inaugurará 11 novas embarcações revolucionárias, de três gerações (Meraviglia, Seaside e World Class), até 2026. A primeira – MSC Meraviglia –  começou a operar a junho deste ano; a segunda – MSC Seaside, será apresentada em dezembro, em Miami; e o MSC Seaview, irmão gêmeo do Seaside, entrará em operação em maio de 2018 e virá ao Brasil na temporada 2018/2019. (Rua G079)

OPERADORAS E SERVIÇOS

ABREU

O principal lançamento da agência Abreu será a campanha de excursões à Europa para 2018/19. Serão expostos datas e preços da companhia junto a uma prévia de todos os destinos executados por ela. Nestes mais de 170 anos de portas abertas, a Abreu cresceu continuamente e expandiu suas operações para os cinco continentes, com mais de 9 filiais. (Rua H 107)

America Net

O America Net Mobile é um chip com opções de planos de dados/internet e voz para facilitar a vida de quem viaja aos Estados Unidos. Através de um valor e período fixo, o serviço oferece planos com internet 4G, ligações ilimitadas para fixo e celular nos EUA e Brasil. Esta é a novidade da America Net, uma das principais operadoras de telecomunicações para o mercado corporativo. (Rua J 120)

American Travel

A American Travel conta com o planejamento e operação de pacotes de turismo convencional tanto para individuais, como para grupos. Na ABAV Expo, a operadora irá apresentar o seu novo caderno de produtos e destinos ao mercado nacional. O material conta com mais de 100 saídas de grupos e abrange destinos como: Estados Unidos, Caribe, América do Sul, Europa e Dubai. (Rua E 094)

ANBTR

A Associação Nacional Brasil Total Receptivo, ANBTR, reúne empresas especializadas no segmento de Turismo. A empresa lançará a campanha “Nossa especialidade é realizar sonhos”, que promoverá agendamento de capacitações em operadoras turísticas e agências. O programa também contempla novos roteiros turísticos e de experiência, além do Portal Brasil Total, um facilitador nas reservas dos serviços. Os destinos associados cobrem todas as regiões do Brasil. (Rua E 103)

Bancorbrás

A Bancorbrás, empresa brasiliense com mais de 30 anos de experiência no mercado de turismo, estará presente na 45ª edição da ABAV Expo e apresentará novidades do Clube de Turismo e da Operadora de Turismo Bancorbrás. Durante o evento, os visitantes do estande poderão conhecer os diferenciais do Clube de Turismo Bancorbrás: presente em todas as regiões do país, oferecendo o que há de melhor, mais prático, econômico e seguro em termos de hospedagem e viagem nacional e internacional. Na ocasião, será divulgada a 22ª edição do Encontro Bancorbrás da Maior Idade e as parcerias já firmadas pela Operadora de Turismo com grandes players do setor. (Rua D 089)

E-HTL Viagens Online

O site da E-HTL Viagens Online está de cara nova e a broker esperou a ABAV 2017 para anunciar a novidade. Com nova identidade visual, funcionalidades e facilidades, a home do website ganhou a adição de integrações diretas e novas buscas. O destaque do novo portal fica por conta da nova área de locação de carros logo na página inicial, com nove integrações, entre elas a busca por fornecedores e lojas mais próximas. Além disso a E-HTL Viagens Online também apresenta novos produtos nacionais e internacionais, visando fomentar ainda mais o turismo dentro e fora do Brasil. Esse ano, a broker também se prepara para que em 2018 o lazer esteja mais forte dentre as ofertas da empresa. Flávio Louro, diretor da E-HTL Viagens, estará no evento e disponível para entrevistas. (Rua G 121)

Flytour Viagens

A Flytour Viagens apresentará vários produtos nacionais e internacionais, dentre eles a Rota Flytour, novo produto da operadora para uma experiência de viagem de carro em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de aluguel de casas em Orlando. A operadora também aposta em destinos nacionais que aparecem como tendência, por exemplo, Barra de São Miguel (BA), Costa de Itapoã (BA) e Jalapão (TO), roteiros para o final do ano e Carnaval no Brasil e no exterior e ainda leva novidades no setor de Casamentos, com novos destinos e parceiros. Os executivos da Flytour Viagens estarão na feira e à disposição para entrevistas. (Rua G 121)

Genesis Tours

O grupo de operadores turísticos composto por Genesis Tours, operando em Israel; Exotic, no Egito; Euromaramara, na Turquia; e La Beduina, na Jordânia – irá promover o turismo religioso e a peregrinação nesses países. Como membros da IATA (International Air Transport Association), a empresa apresenta voos charter para Israel a partir de diferentes locais do mundo e atende às necessidades específicas de cada grupo. Um dos itens que a empresa irá ressaltar durante o evento é a personalização dos passeios de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, e uma programação de passeios seguindo a vontade do próprio cliente. (Rua
G 081B)

Grupo Trend

Com o objetivo de conquistar novos mercados, fortalecer ainda mais o seu canal de distribuição e apostar em uma liderança mais experiente que possua o DNA da companhia, o Grupo Trend anuncia suas divisões de negócios: Corporativo (Trend Corp) e Lazer (Trend Lazer). (Rua G 121)

Juniper

A empresa espanhola provedora de tecnologia para o Turismo, apresenta sua ferramenta, o Juniper Booking Engine. Esta, é uma solução desenvolvida para DMCs (Destination Management Company), Operadores Turísticos, atacadistas, operadores hoteleiros e OTAs (Online Travel Agency). A solução pode incluir diferentes módulos, tais como Alojamento, Voos, Pacotes, Serviços, Automóveis, Cruzeiros, etc. O portfólio da empresa inclui mais de mais de 300 integrações XML com fornecedores de produtos turísticos. O design web responsivo da ferramenta oferece soluções B2B e B2C. (Rua E 105)

Movida

O principal destaque da Movida Aluguel de Carros na ABAV 2017 é a apresentação da sua nova marca, a Movida Premium. Em agosto, a Movida anunciou a compra da Fleet Services, especializada em locação corporativa de veículos de luxo, como Audi, BMW, Mini, Jaguar, Land Rover e Porsche. Com essa operação, a companhia garantiu a exclusividade, por cinco anos, de oferecer carros para alugar dentro de todas as concessionárias – atuais e futuras – da Rede EuroBike no país. Segundo Renato Franklin, CEO da Movida, o mercado está cada vez mais dividido em nichos e, assim, a locadora estabelece as bases para a atuação em mais um deles. Outros exemplos dessa busca por personalização são o Movida Express, que atende principalmente executivos, a Mercedes Vito na frota, para famílias e grupos, a abertura de lojas em lugares como as rodoviárias, atraindo quem antes não costumava considerar locação, e o Movida Mensal Flex, para quem precisa de carro todo dia. (Rua E 059)

Travelport

A Travelport – plataforma de comércio de viagens que fornece soluções de distribuição, tecnologia e pagamento para a indústria de turismo – oferecerá incentivo especial aos agentes de viagem visitantes da feira. Como parte dos benefícios, a empresa irá garantir aos agentes que visitarem seu stand e adquirirem o MyPNR (ferramenta de reservas online, que oferece a possibilidade de trabalhar com seus comandos favoritos, através de uma interface gráfica e intuitiva) um incentivo de R$3,00 por cada segmento internacional reservado. (Rua E 065). 

Unidas

Especializada em soluções de gestão de frotas e locação de veículos, apresenta suas novas aquisições para a frota de Rent a Car: o Fiat Toro (1.8 16V AT6 Flex) – que estará exposto no estande da empresa nos dias do evento – e o Fiat Mobi (Drive 1.0 Flex). As novidades marcam a criação de duas categorias: Grupo T – Picape de Luxo e Grupo AM – Econômico com Ar, respectivamente. Outro destaque da Unidas para a ABAV é apresentação do “Reserve já e Ganhe Prêmios”, principal programa de incentivo aos agentes de viagem da companhia que acaba de ser reformulado e oferece ainda mais vantagens, como o aumento na comissão para fechamento de contratos de longo prazo. (Rua E 064)

DESTINOS

Beto Carrero World

O Beto Carrero World apresenta o Tarifário 2018/19 e reforça o canal de comunicação Mundo Agente. O site é direcionado aos agentes de viagens, para que estejam sempre cientes das novidades do parque e tenham à disposição informações relevantes de um dos principais atrativos de Santa Catarina. Há quatro anos consecutivos, o Beto Carrero World é eleito pelo público como o melhor parque temático da América Latina. (Rua I 065B)

Campinas

Um dos principais destinos de turismo de negócios e eventos do Brasil, Campinas  também vem fomentando o turismo de aventura. Dentro deste segmento, uma atenção especial ao cicloturismo, que ganhou uma sinalização moderna para quem frequenta as trilhas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio em Campinas. Os trechos receberam placas informativas, inclusive com QR Code e com diversos dados úteis para os visitantes. A sinalização está espalhada por 250 quilômetros de trilhas que estão em Campinas e levam até outros cinco municípios da região: Amparo, Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Itatiba. Um dos atrativos desta novidade é a combinação das trilhas com o badalado polo gastronômico destes distritos de Campinas. (Rua J118)

Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

A presença de operadores internacionais será um dos principais focos dos executivos do turismo de Porto de Galinhas. Hoje, o Exterior representa 17% dos 1,2 milhão de visitantes anuais no destino, mas a expectativa é ampliar esse percentual a partir do incremento de voos já projetado por companhias aéreas estrangeiras. Na ocasião, os representantes do destino farão uma força tarefa para aumentar a venda e elevar ainda mais a ocupação hoteleira para a temporada de verão.

Procolombia

A Procolombia promoverá a diversidade dos destinos turísticos da Colômbia dentro do mercado brasileiro. A entidade divulgará os produtos e marcas de seus país de origem, que conta com atrativos para quem busca natureza, aventura, sol, praia e riqueza cultural. (Rua E 096)

Uruguai destaca extensão de benefícios a turistas estrangeiros

Vice-Ministro de Turismo uruguaio, Benjamin Liberoff, confirma presença na 45ª ABAV Expo. O país apresentará ao público da feira a continuidade do programa de turismo por benefícios, estendido até abril de 2018. Reforça Punta Del Este como destino de verão e grande centro receptor de turismo corporativo, principalmente de eventos e divulga novos destinos que caíram no gosto popular e vem recebendo cada vez mais turistas como Carmelo, Colonia del Sacramento e Cabo Polônio. A meta do Ministério de Turismo do Uruguai é chegar em 1 milhão de turistas brasileiros até 2020.

Mato Grosso do Sul

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) preparou uma agenda  diária de ações de fortalecimento do turismo, com lançamentos, atividades culturais, interatividade com o público e gastronomia. Entre as principais ações, está o lançamento da nova campanha de marketing do turismo estadual intitulada “Visit MS” e do novo site promocional dos destinos de Mato Grosso do Sul. (Rua A 089)

Confira a programação:

  • 27 (quarta-feira)

12h às 20h – Óculos de realidade virtual de destinos turísticos de MS | Cabine 360º (quem nos visitar poderá tirar fotos num ambiente do estande como se estivesse no destino) | Degustação de comida regional com o Chef Marcílio Galeano, da Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal | Atendimento ao público.

16h – Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira: em comemoração aos 40 anos do MS, esses músicos experientes e de destaque no cenário cultural de Mato Grosso do Sul apresentam a trajetória da música do estado em uma releitura de músicas regionais conhecidas nacionalmente.

  • 28 (quinta-feira)

12h às 20h – Óculos de realidade virtual de destinos turísticos de MS | Cabine 360º (quem visitar o estande poderá tirar fotos como se estivesse no destino) | Degustação de comida regional com o Chef Marcílio Galeano, da Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal | Atendimento ao público.

14h – Palestra Mato Grosso do Sul: “Desmistificando a venda dos destinos Pantanal e Bonito” -Palestra apresentada por Cristina Moreira, vice- presidente da Visit Pantanal – Associação de Turismo do Pantanal de Miranda e Região do Pantanal Sul, e por Alexandre Costa Marques, presidente do Fórum Regional de Turismo do Pantanal e membro do Comitê da Reserva da Biosfera Pantanal.

15h – Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira: em comemoração aos 40 anos do MS, esses músicos experientes e de destaque no cenário cultural de Mato Grosso do Sul apresentam a trajetória da música do estado em uma releitura de músicas regionais conhecidas nacionalmente.

16h – Lançamento do “Visit MS”, a nova campanha de marketing do turismo de Mato Grosso do Sul. Será lançado também o site www.visitms.com.br que será um canal permanente tanto para o turista que deseja conhecer o destino MS (com montagem de pacotes e pedido de orçamento, vídeo, fotos, etc), quanto para o profissional (com e-book, vídeo de treinamento, fotos).

17h – Gabriel Sater – desde a infância esteve imerso no universo cultural da música da qual faz parte a família do pai, o violeiro Almir Sater. Gabriel é um artista de expressão nacional, com participação em vários festivais, novelas (como ator e em trilhas sonoras) e shows pelo mundo afora. O compositor, instrumentista e cantor apresenta músicas autorais e regionais, como Trem do Pantanal, Chalana e outras.

  • 29 (sexta-feira)

12h às 20h – Óculos de realidade virtual de destinos turísticos de MS | Cabine 360º (quem visitar o estande poderá tirar fotos como se estivesse no destino) | Degustação de comida regional com o Chef Marcílio Galeano, da Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal | Atendimento ao público.

16h – Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira: em comemoração aos 40 anos do MS, esses músicos experientes e de destaque no cenário cultural de Mato Grosso do Sul apresentam a trajetória da música do estado em uma releitura de músicas regionais conhecidas nacionalmente.

 

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE