A qualificação e a profissionalização no setor turístico, as tendências de mercado e as novas oportunidades de negócios são alguns dos temas das conferências e dos seminários da World Travel Market Latin America 2015, a WTM. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 22 e 24 de abril.
O turismo movimentou R$ 492 bilhões no Brasil no ano passado, entre atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com novos dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O setor turístico foi responsável por 3,1 milhões de empregos formais no ano passado e 8,8 milhões quando somados os empregos indiretos. Segundo a WTTC, o número deve subir para nove milhões este ano. Em todo o mundo, o setor é responsável por 277 milhões de empregos, ou um a cada 11 na economia global.
Com o objetivo de auxiliar governos estaduais, municipais e o setor privado na profissionalização do setor, o Ministério do Turismo lançou, no início do ano, as Diretrizes Nacionais para Qualificação em Turismo. O documento, com foco na formação profissional e certificação de pessoas, ajudará, por exemplo, a indicar as áreas de atuação, os públicos-alvo, as ações apoiadas, as principais demandas do setor e as expectativas de empresários e trabalhadores.
O Ministério do Turismo também ofertou 162 bolsas de estudos para estudantes brasileiros do setor turístico no Reino Unido, Espanha e Portugal, por meio de um projeto de qualificação internacional. Lançado em 2013, o projeto tem por objetivo investir na qualificação internacional de estudantes brasileiros de Turismo e Hospitalidade que desejam aprimorar seus conhecimentos na área, além de aperfeiçoar a fluência em outro idioma.
Além disso, o Pronatec Turismo, programa de qualificação do MTur em parceria com o Ministério da Educação, já formou mais de 104 mil pessoas em diversas regiões do país. Os cursos mais procurados são: Inglês e Espanhol, Organizador de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos, Camareira em Meios de Hospedagem, garçom e auxiliar administrativo.
No ano passado, a WTM Latin America gerou mais de US$ 341 milhões em contratos assinados durante e nos meses seguintes ao evento. Para 2015, um volume maior de negócios é esperado graças às oportunidades geradas pelo evento.