PUBLICIDADE

Região Nordeste

Irineu Ramos: Em Aracaju, o São João à beira-mar

A maior festa popular de junho está próxima e diversas cidades do Nordeste se preparam para comemorar. Aracaju entra na corrida com força total. Além de oferecer forró da melhor qualidade possui uma rede hoteleira de fazer inveja aliada a uma gastronomia referência para chefs renomados

Foto: Divulgação

            Prepare as malas para embarcar numa viagem pra lá de animada e que acontece numa das regiões mais ricas em cultura e folclore do País. Espremido entre a Bahia e Alagoas, Sergipe, o menor estado brasileiro, disponibiliza algo inovador nas festas de São João. Além do forró, do xaxado e do maracatu permeado com os balanços que vão do ritmo mecânico, mais estilizado, ao pé-de-serra, com as tradicionais zabumba, sanfona e triângulo, oferece uma infinidade de atrações de lazer e entretenimento que ocupa todo o dia do visitante enquanto aguarda anoitecer para aproveitar o bate-coxa.

            Durante o Forró Caju, que acontece em junho, mais de 100 atrações são apresentadas em vários palcos, sendo o principal na Praça Wilton Lopes, na área do Mercado Municipal composta de dois grandes edifícios que fazem a festa dos turistas. De um lado, um mercado tradicional de alimentos e no outro, produtos típicos, presentes, artesanato, restaurantes e bares. Ao redor, centenas de barracas apresentam o melhor da gastronomia local: mungunzá (mingau de milho com leite de coco, canela e açúcar), arroz-doce, canjica, pamonha, pé-de-moleque, beijo-molhado (tapioca com leite de coco e açúcar, enrolada em palha de bananeira) e osarôio (coco ralado com fécula de mandioca, leite de coco e açúcar).

            Com o dia claro é possível fazer um passeio pela cidade à bordo da marinete do forró, um ônibus turístico adaptado com palco onde sanfoneiros e dançarinos animam os visitantes enquanto conhecem o que Aracaju tem de melhor. A cidade se espalha confortavelmente entre os rios Sergipe,Poxim e o Oceano Atlântico.É urbanizada, plana, limpa e bem cuidada.Moderna,com 570 mil habitantes, tem clima ameno, com uma brisa constante que acolhe e conforta quem chega. Descubra seus segredos.

            O ar puro e a beleza natural são o ponto alto dos calçadões da orla da praia de Atalaia e da Avenida Beira-Mar. E, também, no bairro 13 de Julho, o mais bem frequentado e preferido pela elite local onde é possível acompanhar um desfile de belas imagens, seja da arquitetura arrojada dos prédios quanto da vegetação do mangue, área de preservação intocada. A topografia privilegiada permite que uma ciclovia com faixa exclusiva se espalhe por 58 quilômetros.

            A culinária é especial. O destaque, claro, é para os crustáceos, peixes e frutos do mar. Tanto que na orla está a Passarela do Caranguejo, a via principal com dezenas de restaurantes onde o visitante pode conhecer as delícias da gastronomia sergipana. Saboreie também os sucos e sorvetes regionais, deliciosos. Quando estiver no centro, a dica é provar a moqueca de camarão com banana da terra do Restaurante Tototó. O local tem varanda privilegiada para o rio Sergipe.

            Suba até a Colina de Santo Antônio e admire a paisagem. Lá foi onde a cidade começou a se desenvolver junto a igreja em estilo neogótico pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. Dê uma parada no Mirante da 13 de Julho com vista para o Rio Sergipe. No local há um mapa interativo do Estado com indicações interessantes sobre as regiões e cidades.O calçadão do local é considerado um dos lugares mais chiques sendo frequentado por pessoas de todas as idades para uma caminhada e relaxar.

            Vá ao Parque da Cidade José Rollemberg Leite, no Morro do Urubu. A atração é o teleférico, que oferece uma vista muito bonita do alto do morro. Depois do almoço, que tal um café caprichado? Visite o Museu da Gente Sergipana. Aberto em 2011, oferece modernos recursos interativos e de multimídia Um show visual na cultura de Sergipe: arte, história, culinária, festas, costumes e natureza. O museu tem o Café da Gente, com o melhor sabor da bebida num ambiente delicioso.

 

                (Foto: Renato Santana/Divulgação)

Orla

            É uma das principais atrações da cidade. A região é muito próxima ao Centro e onde estão instalados os principais hotéis, bares e restaurantes, casas noturnas. Totalmente modernizada, ganhou diversos equipamentos de lazer e convivência. Durante uma caminhada o turista pode apreciar lagoas com patos soltos que caminham sem medo, fontes luminosas, quiosques para lanches, sorvetes e água de coco; espaço para a prática de esportes radicais como motocrosskartódromo e patinação. Aproveite para provar doces deliciosos no Pastel da Jane, ali pertinho, um local onde as pessoas se sentem em casa. São mais de 80 itens que vão de pastéis a sopas e rissoles.

            O visitante também encontra quadras de tênis oficial e o oceanário, onde são exibidos espécimes da fauna e flora do rio São Francisco e da costa sergipana. E mais: tanques com tartarugas, tubarões arraias, meros, tubarões-lixa; atraem visitantes de todas as idades. Outro belo visual pode ser obtido num voo duplo de paramotor. O passeio é fantástico e a vista deslumbrante.

            O visitante deve conferir a orla Pôr-do-Sol, local de partida para os passeios pelo rio Vaza Barris, estuário que limita o extremo sul da capital e tem uma bela paisagem no fim do dia. Contrate o catamarã e navegue até a Crôa do Goré,um banco de areia com quiosques. Visual perfeito: os mangues preservados e o passeio a Ilha dos Namorados. No dia seguinte, à bordo da escuna Gazela, as pedidas são às ilhas do Saco e da Sogra com um almoço especial em Mangue Seco, onde foi gravada a novela Tieta.

O jornalista Irineu Ramos semanalmente tem uma coluna fixa no portal Enjoy Trip

PUBLICIDADE