Assim como o nordeste, o norte do Brasil é repleto de belezas culturais e naturais. Com clima paradisíaco, a Ilha de Marajó, no Maranhão, é um dos destinos repleto de paisagens exuberantes.
A região da ilha, que é a maior, reúne cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, que a torna como o maior arquipélago fluviomarinho do mundo. Banhada pelos rios Amazonas e Tocantins, além do oceano Atlântico.
Apesar de ser predominantemente preenchida por mata, a Ilha possui 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, igarapés e mangues. Há também uma capital, Soure, que reúne as melhores praias: Pesqueiro, Barra Velha e Joanes.
Com 250 mil habitantes, a região dá aos turistas, além do visual paradisíaco quase intocado, passeios diferentes, como os de búfalo, animal que serve de taxi e montaria para polícia. Além disso, são os trios elétricos nos carnavais locais, puxando carroças com caixas de som.
Além disso, a culinária é marcante: Filé Marajoara, com muçarela de búfala derretida, caldo de turu, um típico molusco do mangue, e peixadas. As sobremesas ficam a cargo de derivados de frutas diferentes, como o uxi, bacuri, taperebá e cajarana.
Conhecido como terra do calor e das chuvas, a região do Pará sempre recepcionará o turista com climas mutantes, o que pode impedir alguns passeios. Porém, a Ilha de Marajó, sem sobra de dúvidas, marca-se como um destino recheado de cultura e paisagens de encher os olhos.