Hoje,comemoramos o dia nacional do Turismo.Esta data comemorativa foi criada por meio da Lei 12625 de 9 de maio de 2012.A escolha se deve ao fato, de que nesse dia,em 1916,o governo do Paraná solicitou a desapropriação das áreas nos arredores das Cataratas do Iguaçu,para criar uma extensão pública voltada para o turismo. O pedido foi atendido e nasceu o decreto Estadual 653/1916, que converteu mais de mil hectares em área de utilidade pública.
A pandemia tem sido um momento difícil para a cadeia produtiva do turismo:contabiliza-se o fechamento de 2/3 das agências de viagens no Brasil e 1/3 dos meios de hospedagem.No entanto,os que sobreviveram,com algum apoio do governo federal ou simplesmente com criatividade e recursos próprios sentem na vacina,uma recuperação preliminar da economia turística.Acredita-se que teremos a imunização de rebanho no Brasil e no mundo em dezembro de 2021,com a volta efetiva em maio de 2023.
O momento é de mostrar ao consumidor final que os protocolos de segurança estão em vigor e as novidades implementadas pelo trade turístico ,com regras próprias permitem alguns deslocamentos,em família,nas proximidades de nossas residências e em locais abertos.
Adaptarmo-nos ao novo momento faz parte de nossa sobrevivência,afastando de nossas empresas negacionistas,os que defendem politicas equivocadas de retomada e que continuam vivendo de projetos faraonicos mirabolantes ,sobretudo no setor público.
Não é fácil comemorar mas não podemos perder a esperança e só nos resta continuar trabalhando e buscando na união,na valorização de cada colaborador,na escolha de caminhos de resiliência,respostas para um turismo de qualidade,sustentável ,empreendedor e motivador em tempos de tantas dificuldades e incongruências.