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Campanha estimula brasileiro a viajar pelo país


A nova política de marketing do Ministério do Turismo está em evidência na feira internacional de turismo realizada em São Paulo, a WTM Latin America 2015. O objetivo é estimular viagens pelo país e mobilizar os profissionais do setor para que privilegiem os destinos nacionais.

As peças publicitárias da ação #PartiuBrasil promovem destinos e roteiros dos 26 estados e do Distrito Federal, assim como a diversidade de atividades turísticas como aventura, sol e praia, gastronomia e diversão. A campanha dos destinos turísticos brasileiros conta com a adesão de agências, operadoras e órgãos governamentais de turismo de estados e municípios.

“O desafio é apoiar a comercialização de rotas domésticas em parceria com operadores e agências para vender, cada vez mais, as viagens dentro do país”, diz a diretora de Marketing do MTur, Luciana Fernandes, que coordena as ações de promoção da pasta na WTM Latin America.

A promoção do Brasil como destino aparece como estratégia de comunicação em grandes eventos ligados ao setor. Apenas no ano passado o MTur participou de 12 feiras e exposições. A cada presença, o Ministério distribui exemplares da Revista Partiu Brasil, com roteiros e atividades turísticas de aventura, sol e praia, gastronomia e diversão pelas cinco regiões do país. Mensagens como “Orgulho de vender o Brasil”, “O Brasil é o meu destino favorito” e “Brasil: eu recomendo” também são expostas nos encontros realizados por profissionais do setor.

A promoção do país ganhou força após a Copa do Mundo, momento em que o Brasil esteve em foco nas mídias nacional e internacional. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante os jogos do Mundial mostra que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao país. A experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas de visitantes locais e estrangeiros. Mais de 400 municípios foram visitados, além das cidades que sediaram os jogos.

O investimento total do MTur em ações publicitárias ultrapassa os R$ 4 milhões, divididos entre veiculações em TV, rádio e internet durante a Copa do Mundo. Lançada no fim junho, a campanha tem conquistado o engajamento do setor produtivo e de gestores públicos do turismo. Agências de viagem e operadores, secretarias estaduais e municipais têm replicado as peças e o mote #PartiuBrasil em anúncios, potencializando o alcance da campanha.

Nas redes sociais, o uso das hashtags com as mensagens da campanha estão no ar nos perfis do MTur no Facebook, Instagram, Twitter e Google+ e nas redes de parceiros. Entre as expressões mais compartilhadas, estão #partiupraia, #partiugastronomia, #partiuaventura, #partiunatureza e #partiucultura. Somente no Facebook, as publicações sobre a campanha já alcançaram mais de meio milhão de perfis.

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