PUBLICIDADE

Região Norte

Monte Roraima, o sétimo ponto mais alto do Brasil

Se você acha que Roraima está longe de ser atração turística, de fato não conhece as belezas do estado. E o local mais conhecido, acredite, é bem famoso: o Monte Roraima já serviu de locação para novelas e diversos vídeos, além de ser o sétimo ponto mais alto do Brasil.

Sua formação aconteceu há 150 milhões de anos e hoje, é disputado pelos turistas de espírito bem aventureiro, ao lado de cientistas, biólogos, antropólogos e até mesmo esotéricos.

Chegar ao topo de seus 2.810 metros não é tarefa das mais fáceis. Rochas, rios e ventos que chegam a 100 km/h contrastam com a variação de temperatura, que vai dos 35 aos 5 graus em minutos.

Quem quiser encarar o desafio encontra no estado agências de turismo e aventura que organizam o programa. Mas reserve de seis a oito dias para isso, e claro, todo seu equipamento de camping selvagem.

O resultado do esforço é de tirar o fôlego: o platô do monte, com 40 quilômetros quadrados de puro arenito, que divide espaço com o chamado Vale dos Cristais, pontos onde acontece a formação de esculturas de cristal. A dica é visitar o Monte Roraima entre setembro a março, período seco e que facilita a chegada ao seu topo.

PUBLICIDADE