PUBLICIDADE

Multimodal

Suécia realiza primeiro pouso com auxílio remoto da torre de controle


O primeiro pouso auxiliado remotamente por uma torre de controle aéreo, ou seja, realizado à distância, aconteceu nesta quarta (22), na Suécia. O avião saiu da cidade de Sundsvall e chegou a Örnsköldsvik, percorrendo uma distância de 150 quilômetros, e aterrissou tranquilamente, segundo o Serviço de Navegação Aérea da Suécia (LFV).

De acordo com o Serviço de Navegação sueco, o sistema funciona através de câmeras e sensores que coletam informações e as repassam em tempo real para um centro de controle aéreo, permitindo que o trabalho realizado pelos controladores seja feito de qualquer lugar.

No caso deste primeiro voo, as condições para aterrissagem em Örnsköldsvik foram enviadas para a torre de Sundsvall, onde os controladores realizaram a comunicação com o piloto e os procedimentos de pouso tranquilamente.

“Este sistema contribui para uma maior eficiência e hoje marcamos o início de um desenvolvimento interessante”, afirmou em comunicado Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab, que desenvolveu o projeto junto coma LFV.

“Foi com muita segurança”, disse um passageiro ao jornal The Local, sobre o pouso. Ele estava a bordo do voo, que foi experimentado por outros 49 passageiros. “Eu segurei o apoio de braço com força, mas não houve nenhum problema. E se eu entendi corretamente, para o piloto também não fez diferença”, acrescentou.

A LFV obteve aprovação para operar remotamente pela Agência de Transporte da Suécia em 31 de Outubro do ano passado.

PUBLICIDADE