Mal estreou e o mega navio da Royal Caribbean, o Quantum of the Seas, que depois de algumas saídas de Nova York segue para Xangai, na China, já virou referência no setor de cruzeiros marítimos. Primeiramente pela tecnologia que visa facilitar a circulação e o uso de serviços pelos hóspedes – há desde as pulseiras magnéticas que abrem o quarto e servem para pedir bebidas até uma banda larga poderosa que mantém todos conectados. O navio também possui um sistema de tracking de babagens, para que o hóspede saiba quando a sua está chegando à cabine. E ainda tablets e telas touch screen espalhados por todos os deques.
Mas o Quantum of the Seas também guarda semelhanças com navios anteriores da Royal, seja em espaços similares (como a Promenade – uma avenida dentro do navio, e o simulador de surfe, o Flow Rider), seja em serviços e marcas afins (os personagens da Dreamworks, o fast food Johnny Rockets, entre outras). E o navio ainda traz seus próprios ícones, como o espaço multiuso Two70, com shows diferentes à noite, o Seaplex, complexo de entretenimento com direito a simulador de paraquedismo e carrinho bate-bate, e a North Star, uma gôndola que sobe até 100 metros com grupos de visitantes. Ah sim, o navio também tem um enorme urso cor de rosa, robôs que atuam como bartenders, design moderno…
O Quantum of the Seas tem 18 deques, 167,8 mil toneladas (menor, portanto, que os anteriores Allure e Oasis of the Seas) e 2.090 cabines com capacidade para 4.180 hóspedes em ocupação dupla. O navio, que começa a navegar em novembro de 2014, vai navegar de porto de Cape Liberty para sua temporada inaugural, antes de partir para Xangai (Baoshan), China. Já seu navio-irmão Anthem of the Seas vai estrear em Southampton, Reino Unido, em abril 2015 e fará itinerários no Mediterrâneo.