PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

Americano viaja sem pagar passagens aéreas


Quem não sonha em viajar sem pagar nada. Esse sonho é realidade para o americano Matthew Kepnes, criador do blog Nomadic Matt. Ele diz ter encontrado a fórmula para viajar o mundo sem precisar pagar por suas passagens de avião. O assunto virou tema do livro The Ultimate Guide to Travel Hacking, em que dá dicas para quem quer juntar milhas para viajar por aí.

Matt começou a viajar em julho de 2006, época em que passou 18 meses na estrada. Desde então, ele vem pesquisando e testando as possibilidades de como viajar mais barato. Com isso, acabou descobrindo uma maneira suficientemente boa de usar seus programas de milhagens e hoje consegue fazer diversas viagens grátis por ano.

A primeira dica oferecida pelo blogueiro é conhecer bem os programas de milhagens de seu país e descobrir qual deles funciona melhor para você. Vale pesquisar a fundo para ver quais os benefícios oferecidos por cada um, as companhias aéreas parceiras e até mesmo os locais em que você pode ganhar pontos. “Eu não faço muitas compras para casa porque eu vivo em Nova Iorque e nós temos cozinhas pequenas, então conseguir pontos no supermercado não é tão importante para mim quanto um cartão que me dê pontos em restaurantes“, exemplifica ele.

Outro ponto importante é definir um objetivo. Afinal, um programa de milhagens pode ser ótimo para quem quer conseguir passagens gastando um número menor de milhas, enquanto outro pode funcionar bem para aquelas pessoas que buscam viajar com mais conforto, na classe executiva, mesmo que precisem de um número maior de milhas para isso. Matt adverte também de que, mesmo que seja cada vez mais fácil conseguir pontos, as linhas aéreas estão tornando mais difícil o processo de troca dessas milhas por passagens.

Ele também adverte para um erro comum das pessoas: o de colocar todas suas compras no cartão de crédito para ganhar milhas, mesmo sem saber se poderão pagar por isso. A economia que você terá ao juntar milhas nunca irá compensar o valor gasto com juros ao realizar um pagamento atrasado.

PUBLICIDADE