O Estado de Minas Girais abrange muita história, principalmente as que remetem ao auge econômico do ciclo do ouro e do diamante. Mas atrações vão além de museus, para conhecer mais sobre a cultura do lugar a gastronômica, passeios de trem e até mesmo nas águas contam a cultura do lugar.
1 – Experimentar a culinária típica
As opções são tantas que tem fama internacional. Um pão de queijo, feijão-tropeiro, tutu, os queijos. Ainda tem o famoso doce de leite, a goiabada, entre outros tantos doces. Além de poder experimentar as delícias em restaurantes, festivais acontecem a fim de celebrar a gastronomia típica.
2 – Passear de trem
Com seis opções, o meio de locomoção é uma ótima opção a quem deseja voltar no tempo. Os trajetos são: Ouro Preto – Mariana, São João Del-Rei – Tiradentes, São Lourenço – Soledade de Minas, Passa Quatro – Coronel Fulgêncio, Rio Acima e Belo Horizonte – Vitória, único trem de passageiros diário do Brasil. As belas paisagens do caminho completam o passeio.
3 – Viajar pelas cidades históricas
As cidades ainda guardam muita história dos seus melhores tempos, o auge do ciclo do ouro e do diamante, entre os 32 municípios, três fazem parte do Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco: Ouro Preto, Diamantina e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.
4 – Conhecer uma mina de ouro
Em Ouro Preto e em Mariana o turista tem a oportunidade de conhecer uma mina de ouro e imergir no passado. A Mina da Passagem, em Mariana, é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo, com 315 m de extensão e 120 m de profundidade.
5 – Relaxar nas águas termais
São 10 municípios que compõe o Circuito das Águas, com destaque a São Lourenço e Caxambu.