PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

Grécia: ilhas paradisíacas e belezas históricas em um roteiro de viagem

Quem pensa que uma viagem à Grécia se resume a uma passagem rápida por Atenas para ver o Partenon e dois ou três dias de cruzeiro até a Ilha de Santorini está absurda e redondamente enganado. Se você for até lá e visitar apenas isso, estará perdendo um dos países mais lindos, interessantes e diversificados do mundo em termos de turismo. A Grécia é um lugar por onde se poderia passar tranquilamente um mês viajando sem que faltassem atrações. Pois então faça exatamente isso! Monte seu roteiro de viagem pela Grécia com pelo menos 20 dias e vá de Rhodes, na fronteira com a Turquia, até Meteora, no norte do país (ou vice-versa).

Além da beleza das mais de 6 mil ilhas gregas e suas praias deslumbrantes, há milhares de anos de história contadas em museus, ruínas da Antiguidade, cidades medievais e mosteiros bizantinos encravados nas montanhas. Em Rhodes, você poderá conferir uma cidade medieval, uma Acrópole e duas praias lindas de morrer: Lindos e Anthony Quinn’s Bay. Santorini vem a seguir com seus penhascos, igrejas de cúpulas azuis e o famoso pôr do sol em Oía. A terceira parada é Mykonos, com mais praias incríveis, casinhas brancas e baladas no estilo Ibiza.

Atenas exigirá de você pelos menos três dias para mostrar muitas ruínas além do Partenon, museus, bairros e restaurantes charmosos. Por falar em Antiguidade, a quarta parada é a cidade de Delphi, que abriga as populares ruínas do Templo de Apolo. Outra ilha na rota é Zakhyntos, lar da praia mais linda do mundo. E o roteiro de viagem pela Grécia termina nos surreais mosteiros bizantinos de Meteora.

Rhodes é a mais surpreendente das ilhas gregas, embora nem sempre seja incluída nos roteiros de viagem pela Grécia devido a sua distância. A ilha está localizada no arquipélago do Dodecaneso, a 434 quilômetros da capital, Atenas, de onde só é possível chegar de avião. Nada de casas brancas e azuis, capelinhas ou penhascos como na famosa Santorini.

Depois de passar pelas mãos de cavaleiros cruzados, otomanos e venezianos, Rhodes chegou ao território grego em 1947 sustentando uma cidade medieval muralhada muito bem preservada. Passe o primeiro dia na ilha explorando os ‘highlights’ da Idade das Trevas: o Palácio do Grão Mestre, a Rua dos Cavaleiros, as muralhas, fontes, igrejas, ruelas etc. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Rhodes do Escolha Viajar.

Rhodes é uma ilha grande, por isso, a melhor maneira de explorá-la é alugando um carro. A bordo dele, você pode dedicar seu segundo dia a visitar uma das praias mais lindas da Grécia: Anthony Quinn’s Bay. O nome advém do fato de o governo do país ter dado o lugar de ‘presente’ ao ator Anthony Quinn por sua interpretação no filme ‘Zorba, o Grego’. O astro nunca tomou posse da baía e quem ganhou o presente fomos nós, viajantes, que podemos frequentá-la livremente.

Santorini

Igrejinhas brancas de cúpula azul, imensos precipícios à beira do mar, pôres do sol inesquecíveis em Oía… Não foi à toa que Santorini se tornou um dos lugares mais populares entre turistas de todo o mundo. Dedique seu primeiro dia na mais turística das ilhas gregas para circular pela capital, Fira, de onde você pode descortinar belas vistas da chamada ‘caldera’ – a parte voltada para o que já foi a cratera de um vulcão.

Você pode caminhar até a igreja desta foto, que é um dos mais famosos cartões-postais de Santorini e que fica a cerca de 30 minutos do centro de Fira (ande para a direita na beira do penhasco, na direção de Oía). Depois, escolha um dos muitos bares e restaurantes para beber uma taça do famoso vinho produzido na ilha enquanto admira o pôr do sol.

No segundo dia em Santorini, alugue um veículo – scooter, carro ou quadriciclo – e parta para a parte mais bonita da ilha: o vilarejo de Oía. É lá que você vai se deslumbrar com os moinhos, casinhas brancas e igrejas de cúpulas azuis para todos os lados, além das piscinas de borda infinita de alguns dos hotéis mais caros do planeta.

Perca-de pelas centenas de ruelas, desça a escadaria até o pequeno píer, almoce em algum dos inúmeros restaurantes com vista para a ‘caldera’. Mas esteja a postos para ver o famoso pôr do sol de Oía pelo menos uma hora antes que ele aconteça, ou você não conseguirá nem um cantinho para assisti-lo. O melhor lugar é na pequena muralha, a mesma que tem vista para o moinho.

Atenas

Seu segundo dia em Atenas também terá muita Antiguidade pela frente. Comece pelo Museu Arqueológico Nacional, que fica mais afastado das demais atrações turísticas. À tarde, visite o Arco de Adriano e o incrível Templo de Apolo, que ficam no mesmo parque. Muito próximo dali está localizado o histórico estádio Panathinaikos, palco das primeiras Olimpíadas da era moderna e todo construído em mármore branco. Uma lindeza!

No seu terceiro e último dia em Atenas, aproveite para ver atrações da cidade que não têm ligação com a era de ouro da civilização grega. Comece pela Praça Sintagma, onde fica o Parlamento da Grécia. De hora em hora, é possível ver uma pequena cerimônia de troca da guarda por lá. Depois, perca-se pelas ruas mais do que charmosas do bairro de Plaka, o mais turístico de Atenas. Restaurantes convidativos é o que não falta por lá. No fim da tarde, vá até a Colina Philopappos, de onde se tem a melhor vista panorâmica da Acrópole de toda Atenas.

PUBLICIDADE