A cada dia que passa, as pessoas procuram mais formas de agir conscientemente em relação ao meio ambiente. Essa escolha não é diferente quando se trata de viagens. Por isso, escolhemos cinco destinos nacionais que são reconhecidos por possuírem pilares da sustentabilidade. Conheça e já anote na sua agenda de viagens.
Bonito (MS)
Essa pequena cidade no Mato Grosso do Sul pode ser considerada o polo do ecoturismo no Brasil e, por isso, a questão da sustentabilidade é presente neste destino. Com uma biodiversidade imensa – em Bonito, a vegetação típica do Cerrado se mistura com a da Mata Atlântica e é possível encontrar centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos -, a cidade desenvolveu um sistema de voucher que controla o número de turistas que visitam o local, ajudando a preservar as belezas naturais da região. Essa ação, inclusive, já rendeu ao destino o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, entregue pela World Travel Market (WTM), considerada uma das maiores feiras da indústria de turismo.
Santa Rita do Ibitipoca (MG)
A cidade abriga uma parte de um dos parques mais visitados de todo o estado de Minas Gerais, o parque estadual do Ibitipoca. Tantos visitantes em suas trilhas e morros causaram erosões e fizeram com que a cidade acendesse o sinal vermelho para a entrada irrestrita de turistas. Desde 2018, apenas 600 pessoas, por dia, podem entrar e desfrutar das belezas naturais do parque.
Tefé (AM)
Tefé está geograficamente localizada no centro da Amazônia Internacional e por isso é considerada o coração dessa imensa floresta. Além de estar inserida no chamado corredor turístico do rio Amazonas, Tefé é a porta de entrada para a reserva Mamirauá, patrimônio natural da Humanidade tombado pela Unesco. Entre as atrações turísticas mais desejadas pelos viajantes, estão os passeios de barco e canoa, observação de animais e visita às comunidades ribeirinhas.
Socorro (SP)
Socorro é conhecida pelo turismo de aventura em plena Mata Atlântica. As atividades mais apreciadas por viajantes do todo o País são arvorismo, passeio de trator, trilhas, cavalgadas e a prática do rafting. Porém, não é só o ecoturismo que faz de Socorro uma cidade sustentável: a região investe na recuperação de nascentes de rio e de áreas florestais degradadas, além de ter um gerenciamento de resíduos sólidos e da coleta seletiva de lixo.
Gramado/Canela (RS)
Além de ser um destino típico do inverno brasileiro, as duas cidades, separadas por uma distância de apenas 7,5 quilômetros, são reconhecidas por abrigarem uma quantidade considerável de hotéis e pousadas premiadas pelas ações sustentáveis, como a redução e reciclagem de resíduos, captação da água da chuva, uso de energias renováveis e divulgação e empoderamento da cultura local.