Início Cruzeiros Temporada de cruzeiros deverá trazer 240 mil turistas para Ilhabela

Temporada de cruzeiros deverá trazer 240 mil turistas para Ilhabela

COMPARTILHAR
Foto: Divulgação

A temporada de cruzeiros já começou e inúmeros navios estão invadindo Ilhabela. Navios enormes trazem milhares de turistas do Brasil e do exterior para conhecer as belezas do litoral norte paulista. O arquipélago de Ilhabela receberá 59 escalas até o dia 9 de abril de 2020. Os cinco primeiros já chegaram.

A expectativa do município é receber perto de 240 mil passageiros.

Com isso, a economia de Ilhabela deve receber uma injeção estimada em R$ 140 milhões, o dobro do total arrecadado na temporada 2018/2019. “A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias e movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, declara a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Foto: Reprodução

Durante um cruzeiro, o turista tem experiências que vão de passeios a gastronomia, passando pelo consumo de produtos e souvenires, de acordo com a Cila Brasil. Focada em transformar Ilhabela em um anfitriã cada vez melhor, a secretária do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, indica novidades. “Além dos passeios já tradicionais, neste ano inserimos a venda do Tour Histórico, feito pelos monitores e guias que formamos em outubro (Vila, Fazenda Engenho D’água e Fazenda Engenho da Toca) e a locação de bicicletas de empresas locais, já que nossa ciclovia é linda”, afirma.

A secretária cita mais novidades. “Também estamos unindo os artesãos cadastrados na Vila em um espaço amplo e iluminado, onde ocorrerá o desembarque de jeeps e vans. Essa nossa ‘Vila do Artesanato’ vai proporcionar que os artesãos que passam o ano todo trabalhando, sejam prestigiados e vendam mais, inibindo clandestinos que só aparecem na temporada. Nosso foco com todas essas ações é gerar mais renda para o cidadão ilhabelense. Os números de ocupação hoteleira, apresentados pelo Comtur, mostram também crescimento consistente. Em novembro tivemos 81,18% de leitos ocupados contra 72,76% no mesmo período do ano passado, aumento de 12%. Em outubro crescemos 32% em relação a 2018”, completa Bianca Colepicolo.