PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Brasil amplia número de praias e lagoas certificadas


Na temporada de verão 2015/2016 bandeiras azuis especiais vão tremular em nove praias, lagoas e marinas brasileiras. São cinco a mais que no ano passado a exibir o símbolo da certificação ambiental internacional, concedida a localidades que cumprem critérios de educação ambiental, segurança, qualidade da água e gestão do meio ambiente.  

Além das praias e marinas que tiveram os certificados renovados, foram incluídas a praia do Remanso e a Lagoa do Iriry, ambas em Rio das Ostras (RJ), a praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC); a Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), e a praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, em Salvador (BA). Essa é a primeira vez que o Brasil inclui duas lagoas entre as certificadas.

Os locais incluídos no programa Bandeira Azul devem seguir uma série de padrões: a praia não pode estar poluída com lixo, esgoto ou resíduos de barracas, a infraestrutura não pode causar danos ao meio, o estacionamento deve ser sinalizado e seguro, a praia deve ter salva-vidas e as passarelas devem estar em boas condições. Além disso, o bairro da praia deve ter saneamento básico e o local deve promover alguma atividade de educação ambiental para os usuários, afim de provocar a mudança do comportamento.

O Ministério do Turismo comemora a certificação.  “O turismo movimenta a economia e gera empregos, mas é preciso também que seja uma atividade sustentável e que não prejudique o meio ambiente para que as belezas naturais continuem sempre acessíveis aos nossos turistas”, diz o ministro do Turismo, Henrique Alves.

A coordenação nacional do programa Bandeira Azul também está satisfeita com as novas certificações. “Comprova que o programa vem crescendo e ganhando credibilidade no Brasil”, destaca Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE