Segundo nota da Agência Brasil, os governos brasileiro e do Emirados Árabes Unidos assinaram ontem (16) um firmamento em que declara-se a isenção da exigência de visto para turismo e negócio àqueles que portam o passaporte comum, diplomáticos ou especiais dos dois destinos.
As duas últimas isenções já estão valendo, enquanto a do passaporte comum deverá ainda passar por aprovação do Congresso Nacional, já que envolve arrecadação de taxas. O encontro foi feito em Itamaraty, com o ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.
O chanceler brasileiro ainda afirmou que a visita foi uma oportunidade de aprofundar parcerias e realizar projetos de investimentos a longo prazo para reestruturação da economia brasileira.
Outros assuntos como comércio, investimentos, infraestrutura, serviços e turismo também foram tratados, enquanto as assinaturas também não se restringiram ao acordo do visto: um acordo para reforçar a segurança jurídica entre operadores aéreos dos dois países também foi assinado.
As visitas do ministro árabe também se expandiu para a presidência da República, o Congresso Nacional, os ministérios da Defesa e da Indústria, o Comércio Exterior e Serviços, com encontro marcado na próxima semana com o governador e o prefeito de São Paulo
Fonte: M&E