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Estudo de tendências define seis “tribos de viajante” para o futuro. Saiba qual é a sua


Como você viaja? Gosta de planejar tudo livremente ou prefere um roteiro pronto para seguir? Usa muito a tecnologia ou prefere se “desligar” durante as férias? Ainda dentro do avião, é fácil perceber que a diversidade de “tribos” entre os turistas é grande. E, com o aumento no fluxo de viajantes de todas as partes do planeta e segmentos sociais, a tendência é mesmo que os “tipos de viajante” se diversifiquem ainda mais.

A conclusão é do estudo “Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro”, encomendado pela Amadeus e escrito pela consultoria de tendências de consumo global The Future Foundation.

Segundo o relatório, mais de 1,8 bilhão de pessoas vai viajar internacionalmente todos os anos até 2030. Com a queda na natalidade e o aumento da renda per capita em diversas nações em desenvolvimento, principalmente na Ásia e América Latina, as relações e exigências dos viajantes irão se intensificar e se modificar cada vez mais.

“Algumas pessoas que viajarão internacionalmente pela primeira vez, por exemplo, nunca tinham saído de suas vilas e comunidades, até então, e suas demandas são difíceis de mensurar”, informa o relatório.

TECNOLOGIA

Nos últimos anos, a popularização das redes sociais já representou uma mudança no perfil de alguns viajantes, que, no futuro buscarão cada vez mais “experiências de viagem quase inteiramente baseadas em quão compartilhável elas são ou quanto “capital” elas geram por meio das redes sociais”, aponta o estudo.

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Já no final desta década, exatamente em contrapartida com o excesso de tecnologia, um outro grupo de viajantes vai exigir, por exemplo, total simplicidade e liberdade para organizar suas próprias viagens. Outros, vão escolher os destinos pensando no meio ambiente. O estudo identificou seis “tribos de viajantes” para as próximas décadas. Baseado nas previsões de pesquisa de consumo da Future Foundation, o relatório identificou as características distintas destes viajantes.

Veja abaixo a definição de cada uma delas e se você se encaixa em alguma:

Capital Social: são os viajantes que vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público on-line em mente, que acreditam fortemente nas recomendações dos usuários para validar as suas decisões.

Puristas Culturais: vão olhar para o planejamento de férias como uma oportunidade de mergulhar em uma cultura exótica, mesmo que de maneira desconfortável, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência.

Viajantes Éticos: vão fazer os planos de viagens baseados em fatores como, por exemplo, a diminuição de sua emissão de carbono ou para contribuir na melhora de vida de outras pessoas. Pode ser comum, para estes turistas, por exemplo, algum elemento de voluntariado na viagem, como o desenvolvimento comunitário ou atividade ecossustentável.

Pelo simples (e prático): preferem ofertas mais “empacotadas”, evitando gerenciar muitos detalhes da viagem. As férias para esta tribo representam um raro momento na vida para relaxar e se divertir sem se preocupar.

Por obrigação: motivado por negócios ou lazer, estes turistas têm restrições de tempo e orçamento. Eles buscarão tecnologia para eliminar qualquer tipo de aborrecimento e imprevistos nas viagens.

Caçadores de recompensa: estão apenas interessados em viagens recompensadoras. Muitos querem algo que ofereça uma experiência ou, por exemplo, um retorno para o investimento de tempo e energia que dedicam à vida profissional.

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