PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Secretaria de Educação de Praia Grande e Fundação CEU realizam evento este fim de semana para apresentar o Domo Ciência às escolas da Baixada Santista


A Secretaria de Educação da Praia Grande e a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) realizarão este fim de semana (28 e 29 de março), no Pavilhão Jair Rodrigues – Av. Ministro Marcos Freire, s/n – Praia Grande (SP) – um evento para apresentar o projeto Domo Ciência a educadores das escolas municipais, estaduais e privadas da Baixada Santista.

Com início às 9h e término às 17h30, o evento também contará com a presença do Prefeito da Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, da Secretária de Educação da Praia Grande, Claudia Máximo e a Secretária do Meio Ambiente, Eliane Aparecida, e representantes do Instituto Projeto Neymar Jr.

De acordo com Adriana Bernardo, proprietária da Trip Cool Turismo, agência organizadora do evento, cerca de 5 mil profissionais de educação estarão presentes. Entre eles, diretores, coordenadores e professores de escolas de Praia Grande, Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém.

“O espaço oferecido pela Secretaria de Educação de Praia Grande para o evento pedagógico: Domo Ciência – Planetário 3D Itinerante, tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos educadores em prol da melhoria da qualidade da educação”, declarou Eliane Queiroz, Coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura de Praia Grande.

“Os docentes terão acesso a conceitos educacionais com comodidade, tecnologia e interação em um cinema em 180° e alta definição, o qual possibilita transformar assuntos atuais do campo educacional em práticas didáticas para trabalhar com alunos em sala de aula”, ressalta Eliane Queiroz. “O Domo Ciência oferece mecanismos para aprimorar o conhecimento pedagógico com assuntos relacionados à astronomia, biologia, geologia e meio ambiente, valorizando assim a criatividade, atitude científica e inovação, além de ampliar o repertório cultural e social”.

Sobre o Domo Ciência

O Domo Ciência é um projeto pioneiro no Brasil, embora já seja tendência nos Estados Unidos e Europa. O objetivo é inovar a forma de aprendizado de todas as áreas do conhecimento, servindo como apoio pedagógico para alunos tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Trata-se de um domo inflável, em formato de meia esfera, que pode ser levado às escolas de todo o país.

“Nele são projetados filmes 3D, cujo formato de exibição em 180º garante total imersão dos alunos no tema abordado, devido à sensação de estar dentro do filme, participando ativamente de tudo o que acontece. Além disso, todo o conteúdo dos filmes é elaborado em conformidade com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais)”, explica o professor João Paulo Delicato, coordenador pedagógico da Fundação CEU.

As apresentações do Domo Ciência são interativas, lúdicas. “Os participantes são acomodados dentro do domo sentados em cadeiras ou até mesmo deitados, de modo que possam acompanhar as projeções como se estivessem observando o céu”, comenta Antônio Rabello, diretor da Fundação CEU. “Ao iniciar o filme, fica a sensação de que está participando dele, tanto assim que é comum as crianças erguerem os braços para tentar tocar os personagens”.

Esta imersão garante aumento de compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, além de despertar ainda mais o interesse e o prazer pelo conhecimento científico. Outro ponto positivo é o fato de que o Domo Ciência oferece grande comodidade, porque as escolas não precisam se preocupar com a logística dos alunos para oferecer a eles atividades diferenciadas.

Os filmes produzidos pela Fundação CEU já receberam diversos prêmios internacionais, sendo que a fundação participou de todos eventos como representante de toda a América Latina, pois é a única entidade latino-americana que produz conteúdo em 3D para projeções em domo 180º.

Em 2013, o filme Micromonstros foi classificado entre as 10 melhores produções no Jena FullDome Festival, um dos eventos mundiais mais importantes do segmento, realizado na cidade de Jena, Alemanha. Em 2014, o filme Sopro da Vida foi selecionado entre os 10 melhores tanto no Jena FullDome Festival, quanto no Macao FullDome Festival, realizado na China. Vale ressaltar ainda que nestes eventos a classificação não é realizada por ordem de importância, mas sim os dez melhores do mundo.

Para mais informações sobre a Fundação CEU ou sobre como requisitar apresentações do projeto Domo Ciência, acesse www.fundacaoceu.org.br ou ligue (11) 3812-2112 / (14) 3653-4466.

PUBLICIDADE