PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Turismo e agricultura uma parceria positiva

Integrantes dos setores paulistas de Turismo e Agricultura reuniram-se para discutir a importância estratégica do Turismo Rural, da gastronomia, do potencial dos produtos regionais para Indicação Geográfica, com a preocupação de preservação do patrimônio histórico, das tradições e das culturas regionais.

O evento denominado “Workshop Turismo Rural – Indicação Geográfica, Gastronomia e Sustentabilidade” teve lugar nas dependências da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e contou com a participação de diversos produtos para a degustação, como queijos,linguiças, sucos de cambuci, tudo ao som de música do Grupo de Viola “Morena Fronteira’ da cidade de Socorro.

Na oportunidade, o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, falou sobre a importância da gastronomia para o fomento da atividade turística, ressaltando que São Paulo conta com ambiente propício para tal desenvolvimento. “São os pequenos produtores agrícolas com seus destaques regionais que fazem acontecer e por fim, todos nós nos sentamos à mesa para alguma celebração, local propício à confraternização e onde até mesmo se renovam os pactos de vida”, lembrou Lucena.

Também aproveitou o momento para destacar um dos programas da Pasta, o Sabor de São Paulo, que vem resgatando a história paulista por intermédio da gastronomia e descobrindo novos talentos da cozinha por todo o Estado.

Por sua vez, o titular da Pasta da Agricultura, Arnaldo Jardim, discorreu sobre o trabalho que vem sendo efetuando,ao lado de Lucena, sobre a nova Lei do Turismo Rural. “Assim pode-se agregar renda ao produtor rural para uma melhor qualidade de vida onde produção e preservação andam juntas”, concluiu Jardim.

Durante todo o dia, técnicos do turismo e da agricultura participaram de painéis versando sobre: Turismo Rural- Produto Regional e Patrimônio Local; Gastronomia com Compromissos Sócio ambientais, além da palestra Linhas de Financiamento para o Turismo Rural Paulista.

PUBLICIDADE