PUBLICIDADE

Região Sul

Gramado, no Rio Grande do Sul, vai muito além de cinema

Não é só o badalado Festival de Cinema que torna Gramado, no Rio Grande do Sul, destino mais que movimentado da Serra Gaúcha durante o mês de agosto. A cidade, repleta de paisagens que parecem pinturas, dá a sensação que se está, literalmente, dentro de um filme.

Com um charme espalhado por seus parques repletos de araucárias e pinheiros, e diversas casas ao longo das ruas repletas de jardineiras com hortênsias, Gramado também é dona de uma gastronomia de dar inveja, reunindo ao longo do ano diversas festas e eventos em torno do tema.

Mas são os chocolates, irresistíveis, que fazem a festa de quem passeia pela Avenida Borges de Medeiros, uma das principais. O café colonial divide espaço com o doce, que também pode ser apreciado em forma de fondue que são servidos até mesmo em barzinhos.

Gramado preserva em sua cultura as influências dos imigrantes italianos e alemães que por lá se fixaram. Não à toa, museus e parques temáticos fazem questão de retratar o costume desta gente, que também se desenvolveu na agricultura. O resultado são passeios incluídos nos roteiros de agroturismo, que dão acesso a antigas propriedades que são, praticamente, baús de tradições europeias.

PUBLICIDADE