PUBLICIDADE

Multimodal


Aeroportos tomam medidas para reduzir o consumo de energia e de água. A substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, utilização de poço artesiano, monitoramento de ar condicionado e ajustes no sistema regulador de corrente de energia são algumas medidas executadas em aeroportos de Rede Infraero, na região Sudeste.

O  Aeroporto de Montes Claros, já contabiliza uma redução no consumo de energia elétrica e de água só no primeiro trimestre desse ano, em comparação ao mesmo período de 2015. Foram substituídas lâmpadas no saguão de embarque, na sala de desembarque, na fachada principal do terminal entre áreas, além da reativação de um poço artesiano.

Já no Aeroporto da Pampulha, houve uma redução de 40% da carga instalada dos sistemas de iluminação. Luminárias com tecnologia LED foram instaladas em todo o balizamento das taxiways, nas salas de embarque e de desembarque. Áreas administrativas também foram contempladas com essa tecnologia, que proporciona redução do índice de manutenção do sistema elétrico. O trabalho de substituição continuará nos próximos meses em áreas ainda não atendidas pelas luminárias LED, como o terminal de passageiros.

E o Aeroporto de Uberlândia também trabalha pela redução desses dois componentes. Foram instalados sistema automatizado de controles de aparelhos de ar condicionado para o funcionamento de acordo com o horário de maior números de passageiros e foi criado uma comissão para analisar alternativas de reutilização de água.