PUBLICIDADE

Multimodal

O Airbus A320 é o “dono” dos aeroportos do mundo todo. Segundo pesquisa da consultoria OAG Schedules Analyser, o jato comercial europeu serve regularmente 1.323 terminais aéreos nos cinco continentes, à frente do Boeing 737-800, presente em 1.224 pontos. O estudo publicado nesta semana contabilizou os resultados da aviação mundial até agosto de 2016.

O A320 – incluindo a nova geração A320neo – e o 737-800 são as únicas aeronaves do mercado que operam atualmente em mais de 1.000 aeroportos. Na terceira colocação está o A319, da Airbus, presente em 944 terminais pelo mundo. Em quarto lugar vem reunidos os jatos E190 e E195, da Embraer, atuando em 723 aeroportos neste ano.

A lista do cinco melhores colocados é completada pelo turbo-hélice ATR 72, operando a partir de 713 aeroportos. Até a 12º colocação, o ranking é dominado por aeronaves comerciais de médio porte, como é o caso dos Embraer E170 e E175, contabilizados em conjunto, na décima posição, com 422 aeroportos, e a série ERJ 135, 140 e 145, na posição seguinte, presentes em 421 pontos.

O jato comercial widebody (fuselagem larga) melhor colocado na lista é o Airbus A330, em 13º, presente em 361 terminais pelo planeta em 2016. Outro “gigante” bem ranqueado é o Boeing 767, na 15º colocação, atendendo 318 aeroportos.

Já o Boeing 787 Dreamliner, uma das aeronaves mais recentes do mercado, aparece em 19º, atuando em 219 aeroportos neste ano. O Airbus A350, outro jato recém-introduzido, ficou na última posição do ranking elaborado pela consultoria, cobrindo 36 destinos.

A lista da OAG também evidencia o mau momento das aeronaves comerciais quadrimotores. Nesse campo, o melhor colocado é o Airbus A340, atualmente trabalhando em 149 aeroportos. Já o Boeing 747 pousou em 100 aeroportos pelo mundo em 2016, enquanto o A380, o maior avião de passageiros do mundo, atendeu 55 destinos.