Para os fãs de cevada, malte e lúpulo, Blumenau (SC) pode ser considerada a capital brasileira da cerveja. Localizada no Vale do Itajaí e possui pouco mais de 300 mil habitantes e é palco dos dois principais eventos de cervejeiras nacionais: a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja.
No município há quatro cervejarias e a quinta já está em construção, além de um museu inteiramente dedicado à bebida.
A cidade cresceu com a colonização alemã, é daí a paixão pela fermentada, cuja primeira fábrica local é a Rischbieter Brauerei, foi inaugurada em 1875. Blumenau é realmente o destino obrigatório aos que são loucos por cerveja.
Veja alguns destaques da região:
- Bierland e Eisenbahn
Uma das mais renomadas cervejarias em Blumenau é a Bierland. Inaugurada em 2003, deu uma guinada em direção a estilos diferentes das habituais Pilsen, Bock e Weiss a partir de 2010.
- Container
Fica localizada a menos de 1km da Bierland. E tem uma missão um tanto árdua: produzir receitas da escola inglesa em uma terra profundamente acostumada aos hábitos germânicos.
- Wunder e Blumenau
Instalada em uma charmosa casa de estilo alemão, na Wunder, os visitantes, encontrarão em suas torneiras um chope lager claro, um escuro, cerveja de trigo e uma mistura de cerveja com vinho
- Bier Vila
Bar cervejeiro mais famoso da cidade, fica dentro do Parque Vila Germânica, onde acontecem a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, exatamente em frente à entrada dos pavilhões principais.
- Museu da cerveja
Pela importância da bebida na trajetória da cidade, a cerveja merecia um museu maior e mais caprichado. Ainda assim, a visita vale para conhecer um pouco da história das primeiras cervejarias e cervejeiros do lugar, além de ver de perto antigos instrumentos para a fabricação da fermentada, como tonéis de madeira (foto), instrumentos rudimentares para medições e uma geladeira que, para gelar algo, precisava receber uma enorme pedra de gelo.