A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sugeriu neta última quinta-feira que clientes consigam comprar passagem aérea sem data definida, mas terão de reduzir as bagagens para fora do Brasil.
A proposta de reduzir os limites de bagagem é para ampliar o espeço para empresas de baixo custo no país, como Ryanair, Easujet e Jetblue, que atuam nos Estados Unidos e na Europa. Os preços das passagens dessas empresas costumam ser muito mais em conta, no entanto cobram por qualquer serviço extra, como alimentação e despacho de bagagens.
Algumas outras medidas foram sugeridas pela agência, confira:
- Ajuda de custo de R$ 500 no caso de extravio de bagagens
- Passagens aéreas sem datas: os consumidores terão o prazo de um ano para utilizar as passagens a partir da data da compra das mesmas.
- O bilhete transferível, atualmente não é possível transferir o bilhete emitido para outra pessoa, a sugestão é de que o consumidor consiga transferir, desde que pague uma taxa pelo serviço de troca.
- Corrigir nomes sem custos adicionais, se o nome do passageiro estiver incorreto no bilhete, a empresa deverá corrigi-lo sem cobrar por est serviço
Essas novas não entrarão em vigor para os Jogos Olímpicos nos Rio, devem entrar em vigor a partir do segundo semestre.