Os desafios da criação de roteiros integrados e harmonização das estatísticas de turismo serão discutidos durante a 60ª Reunião Especializada em Turismo do Mercosul e da 16ª Reunião de Turismo do Mercosul, que têm início nesta quarta-feira (13) e seguem até o dia 19 de outubro em Assunção, no Paraguai. Durante o encontro, será assinada a Declaração de Interesse Turístico do Mercosul das três fronteiras – Argentina, Brasil e Paraguai – para promoção do desenvolvimento econômico e social da região.
“O encontro de ministros de Turismo do Mercosul é uma instância em que se compartilham, a cada semestre, ideias, projetos e políticas públicas de interesse para o incremento dos fluxos turísticos da região”, explica o ministro Acir Pimenta, chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, que irá representar o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, no encontro.
O fluxo turístico dos países do Mercosul é crescente a cada ano. O Brasil é o país que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes; a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile 3,57 milhões; o Uruguai 2,81 milhões; a Venezuela 1,08 milhão e o Paraguai 610 mil. Com a união dos países é possível que esses números sejam ainda maiores.
Participam da reunião a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; o ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer; a ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichian; a ministra do Poder Popular para o Turismo da Venezuela, Marleny Contreras; o vice-ministro de Turismo Internacional da Venezuela, Emílio José Alvarez Giménez e a Subsecretaria de Turismo do Chile, Javiera Montes Cruz.