PUBLICIDADE

Europa

Melhorias no aeroporto de Copenhague

Dado que o tráfego aéreo europeu deve ter um aumento anual de 1,7% durante os próximos cinco anos e que a capacidade dos aeroportos é cada vez mais limitada, a pontualidade está se tornando, a passos gigantes, um desafio para a indústria aérea.

Por essa razão, os programas em escala setorial, como os de tomada de decisões em colaboração nos aeroportos (em inglês, A-CDM), são de extrema importância, uma vez que são projetados para melhorar a eficiência dos processos aeroportuários ao fomentar uma colaboração mais estreita entre todas as partes envolvidas nessas operações.

No entanto, as inovações tecnológicas, os padrões e a melhoria das capacidades de conexão também podem ajudar os aeroportos a aumentar a eficiência das operações e, para isso, a Amadeus está apoiando Copenhague para transformar o seu aeroporto em um dos primeiros a implementar o novo padrão de conexão do Gestor da Rede, a EUROCONTROL.

Esta conexão permite o intercâmbio de informação por meio de serviços web de sistema para sistema (B2B) da EUROCONTROL, com base nos padrões SWIM. A Amadeus é responsável por facilitar a conectividade. O serviço web permite a troca automática de informação digital que, por sua vez, contribui para a melhoria das operações da rede de tráfego aéreo europeu.

A nova conectividade é baseada nas soluções Amadeus para ambientes aeroportuários e foi implementada diretamente entre a Amadeus e a EUROCONTROL, reduzindo a carga de TI para o aeroporto.

Christian Poulsen, Diretor de Investimentos e Vice-Presidente para a área de Ativos e Tecnologia do Aeroporto de Copenhague, disse: “A pontualidade é uma das necessidades mais importantes para os viajantes e um dos principais desafios da nossa indústria. A conexão com o serviço web B2B da EUROCONTROL nos permite melhorar a visibilidade e o planejamento de todo o ecossistema aeroportuário, ao propiciar uma visão geral dos voos que partem de Copenhague 24 horas por dia. Isso melhora o planejamento futuro e reduz atrasos, o que se traduz em uma melhor experiência para o viajante”.

“Para nós, também foi muito importante limitar o impacto dessa implementação em nossas operações diárias. A conectividade nativa da Amadeus para o padrão do Gestor da Rede EUROCONTROL permite que o processo se realize com facilidade e fluidez”.

“O crescente volume de voos na Europa soma mais pressão às operações diárias dos aeroportos. A tecnologia desempenha um papel importante na melhoria da transparência da informação que é compartilhada entre os diferentes aeroportos e nos ecossistemas de cada um deles, e permite operar um maior número de voos e melhorar a pontualidade”, afirmou Yannick Beunardeau, responsável por Airport IT da Amadeus para a região EMEA. E acrescentou “Nosso trabalho com o Aeroporto de Copenhague neste projeto foi muito bem-sucedido e podemos implementar esse tipo de interface de uma forma muito simples para os aeroportos, permitindo que se concentrem em suas operações estratégicas”.

 

 

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE