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Novas perspectivas para o mercado de turismo na Semana do Turismo da Fecomércio MG

O otimismo em torno das novas perspectivas para o mercado de turismo deu o tom da palestra “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, do diretor de Relações Institucionais do Senac nacional, Antonio Henrique Borges Paula. No Museu Histórico Abílio Barreto, ele abriu a 4ª Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, na última terça-feira (26/09), com uma apresentação do panorama global do setor, no Brasil, e um convite aos empresários a se reinventarem e se adaptarem às novas – e boas – perspectivas.

Borges, que é também membro do Conselho Nacional de Turismo (vinculado ao Ministério do Turismo) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avalia que o segmento passa por um momento singular. “Podemos tirar proveito desse cenário de recuperação da economia do país, mas é preciso humildade para absorver o novo modelo de turismo que se configura e, principalmente, promover a transformação mental que ele exige. Hoje, 50% do conhecimento do mundo mudam a cada ano. Em três, estaremos obsoletos, se não nos atualizarmos”, afirma.

Ele explica que é preciso entender o turismo de forma científica. “A lógica, daqui para frente, são os algoritmos. Os turistas esperam um serviço mais detalhado e individualizado. Em geral, não querem apenas contemplar, mas viver a experiência”, destaca o diretor do Senac. Ao citar os algoritmos (big data), série de códigos baseados em inteligência artificial e muito trabalhados em redes sociais para se compreender os hábitos dos usuários, Borges indica a relevância dos “conteúdos” moldados para o cliente, ou seja, da elaboração de roteiros personalizados.

Além disso, o desenvolvimento do turismo seguirá, cada vez mais, ancorado na sustentabilidade política, ambiental, cultural e social. “Aqui, em Minas, temos o exemplo desse resgate fundamental das tradições culinárias e da preservação dos valores locais que o Senac tem feito, com o projeto Primórdios da Cozinha Mineira, que já se configura como um programa, pelas dimensões que tem tomado”, destaca o especialista.

Essa iniciativa do Senac, desenvolvida com alunos do curso tecnólogo em Gastronomia, oferecido pela entidade, tem o intuito de preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado. Os resultados iniciais foram apresentados ao público pelos próprios estudantes, no segundo dia da Semana do Turismo (27/09), e com a realização da Feirinha Primórdios da Cozinha Mineira, que reuniu oito produtores da Região do Entre Serras nos eventos do Sistema.

A quitandeira Priscila Cristovam da Silva Amaral, moradora de Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas, foi uma das produtoras escolhidas. Ela aproveitou a oportunidade para, mais que vender seus saborosos casadinhos de goiabada, doce de leite, jabuticaba e café, ressaltar a importância do projeto. “A influência do Primórdios foi enorme na comunidade, tanto para geração de renda quanto para a valorização da mulher. Compreendemos que aquilo que a terra nos dá é valioso; aprendemos a melhorar nosso produto e expandir nossa produção”, explicou. Atualmente, os artigos locais são quitandas, doces, mel e derivados, cervejas artesanais, vinhos e queijo premiado nacionalmente, além de peças de artesanato.

A quarta edição da Semana do Turismo do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac aconteceu entre 26 e 30 de setembro, com o objetivo de evidenciar que comércio e turismo se retroalimentam e ajudam a criar oportunidades de negócios, contribuindo, assim, para desenvolver a economia local e o país. A programação contou também com a palestra “Os sete pilares do e-commerce: como ter uma loja virtual bem-sucedida”, ministrada pelo administrador e professor da Fundação Dom Cabral, Leonardo Neves, além de orientações contábeis aos empresários. Também foram realizados passeios de turismo social ao Inhotim, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e à Serra do Curral, promovidos pelo Sesc, e ações em seis cidades do interior de Minas Gerais.

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