PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Aplicativo mostra lojas e restaurantes em Paris onde turistas são atendidos na própria língua


A vida do visitante em Paris que não fala francês vai ficar mais fácil. O departamento de turismo da cidade lançou o aplicativo “I speak touriste”, que lista estabelecimentos que atendem em mais de uma língua. O programa já está disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Até o momento, o aplicativo lista endereços onde se ouve nove idiomas, como o português, presente em 60 estabelecimentos. Entre eles as lojas de vinhos Nicolas e La Cave a La Bastille, a farmácia La Pharmacie Parisienne da Rue Saint-Dominique, e os restaurantes Lasserre, Le Braque e Café Cassette, para ficar nos exemplos adicionados mais recentemente à lista.

O mais popular dos nove idiomas, claro, é o inglês, com 419 estabelecimentos registrados, seguido por espanhol (196), italiano (103), alemão (64), português, árabe (51), mandarim (29), japonês (27) e russo (25).

Ao escolher uma língua, o usuário encontrará um mapa, com pontos coloridos. Cada cor representa uma das dez categorias comerciais cobertas: restaurantes, cafés, lojas de decoração, beleza e saúde, arte e cultura, lazer, lojas de alimentos e bebidas, hotéis, lojas de roupas e serviços em geral (de bancos a aluguel de automóveis). É possível configurar o programa para pesquisar por categorias e por subcategorias. Entre os 14 restaurantes que atendem em português, por exemplo, o usuário pode buscar os especializados em gastronomia francesa ou oriental, os gourmet ou lanchonetes.

De acordo com as autoridades da cidade, Paris recebeu 46 milhões de visitantes no último ano, sendo 42% de fora do país. Mais informações no site yesispeaktouriste.com.

PUBLICIDADE