PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Cidade da Espanha anuncia a construção de parque inspirado no universo hobbit


A Terra Média pode ganhar uma filial no sul da Espanha. Batizado de La Comarca, um parque temático inspirado na saga dos Hobbits, de J.R.R. Tolkien, colocou a cidade de Rincón de la Victoria, em Málaga, no mapa do turismo mundial. A inauguração está prevista para 2016, mas questões de direitos autorais ainda emperram o início das obras.

O nome é uma versão em espanhol para The Shire, ou Condado, o lar fictício dos pequenos seres que aparecem nas sagas literárias e cinematográficas “O senho dos anéis” e “O Hobbit”. Mas as autoridades municipais afirmam que tudo no parque será apenas inspirado no universo criado por Tolkien e não um parque “hobbit” oficial. Representantes da Warner, a detentora dos direitos autorais, na Espanha já analisam a questão.

Se sair do papel, La Comarca terá 80 mil metros quadrados e será dividido em três setores na primeira fase. O Parque Urbano, anexo ao estacionamento, será uma espécie de vila, com lojinhas e restaurantes. A seguir estará El Lago, um grande espalho d’água cercado por amplas áreas gramadas e outras com paisagismo especial, ora lembrando bosques de contos de fada, ora com jardins. Esta zona também terá uma área para piquenique e um “poço dos pedidos”. Por fim, a Zona de Aventura terá paredes de escalada, dois grandes brinquedos de seis metros de altura no formato de figuras do universo Tolkien, e casas “hobbits” (iguais àquelas em Hobbiton, o set de filmagens abertos a visitação na Nova Zelândia). O custo do projeto é de 1,7 milhão de euros.

Em janeiro, outra cidade espanhola já havia chamado a atenção por apresentar um empreendimento parecido. A pequena Lleida, na Catalunha, aprovou o projeto de criação de um parque temático dedicado aos Smurfs. O projeto é parte da renovação do Les Basses D’Alpicat, principal área de lazer da cidade. Mas, ao contrário do “condado” de Málaga, o empreendimento catalão já nasceu abençoado pela empresa que detém os direitos da obra do desenhista belga Peyo, a International Merchandising, Promotion & Services (IMPS).

PUBLICIDADE